Pioneirismo de Curitiba é destacado na Câmara
Ao lembrar que terminou em maio o prazo estipulado pelo Denatran- Departamento Nacional de Trânsito para a instalação de placas de sinalização nas vias onde estiverem instalados radares, o vereador Mario Celso Cunha (PSDB), destacou, na Câmara Municipal, que a capital foi pioneira em adotar tal procedimento, que é hoje exigido em todo o País. “O prefeito Beto Richa, ainda em campanha, em 2005, prometeu que sinalizaria todos os radares e cumpriu seu compromisso já no primeiro ano de governo, acabando com a indústria da multa, o que se torna obrigatório agora no Brasil. Mais uma vez, Curitiba deu exemplo”, afirmou.
A determinação está prevista na Resolução 214 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), publicada em 22 de novembro de 2006. Além de prévia sinalização para alertar sobre a existência de fiscalização eletrônica na via – radares móveis ou fixos, a norma prevê também que os equipamentos estejam disponibilizados de forma visível. Também é necessário que as placas informem o limite de velocidade no trecho.
Explica o vereador que o objetivo é que os equipamentos de fiscalização sejam vistos como uma forma de alertar os condutores de que a via requer mais atenção e cuidado. A Resolução exige, ainda, que os órgãos de trânsito apresentem ao Denatran estudos que comprovem a necessidade e a eficácia do uso de medidores de velocidade. “Em Curitiba, a instalação dos controladores de velocidade provocou diminuição dos acidentes, poupando vidas e reduzindo prejuízos a proprietários de veículos”, acrescentou Mario.
A lei recomenda também a adoção de barreiras eletrônicas sempre que os estudos técnicos constatarem elevado índice de acidentes ou não comprovem sua redução por meio dos demais equipamentos. Não é mais permitido, por exemplo, pintar o radar de preto para que ele não seja visto em um túnel ou escondê-lo atrás de árvores.
A determinação está prevista na Resolução 214 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), publicada em 22 de novembro de 2006. Além de prévia sinalização para alertar sobre a existência de fiscalização eletrônica na via – radares móveis ou fixos, a norma prevê também que os equipamentos estejam disponibilizados de forma visível. Também é necessário que as placas informem o limite de velocidade no trecho.
Explica o vereador que o objetivo é que os equipamentos de fiscalização sejam vistos como uma forma de alertar os condutores de que a via requer mais atenção e cuidado. A Resolução exige, ainda, que os órgãos de trânsito apresentem ao Denatran estudos que comprovem a necessidade e a eficácia do uso de medidores de velocidade. “Em Curitiba, a instalação dos controladores de velocidade provocou diminuição dos acidentes, poupando vidas e reduzindo prejuízos a proprietários de veículos”, acrescentou Mario.
A lei recomenda também a adoção de barreiras eletrônicas sempre que os estudos técnicos constatarem elevado índice de acidentes ou não comprovem sua redução por meio dos demais equipamentos. Não é mais permitido, por exemplo, pintar o radar de preto para que ele não seja visto em um túnel ou escondê-lo atrás de árvores.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba