Picolo propõe cidadania honorária a empresária

por Assessoria Comunicação publicado 16/08/2005 16h40, última modificação 31/05/2021 09h11
A Câmara Municipal aprovou nesta terça-feira (17), em segunda votação, projeto de lei do vereador Sabino Picolo (PFL) que concede o título de Cidadã Honorária de Curitiba a Maria Inês Pierin Borges da Silveira.  
Nascida na cidade da Lapa, no Paraná, Maria Inês é casada com o ex-ministro da Saúde, Luiz Carlos Borges da Silveira, e tem três filhos, Valéria, Luiz Carlos Filho e Leandro. Formada em Magistério e História da Arte, com especialização em decoração de interiores, possui ainda os cursos de Comunicação Social e Marketing, Cerimonial e Aprimoramento Social.
Atualmente, preside diversas entidades, entre elas a Faculdade Educacional da Lapa (Fael), o Instituto Histórico e Cultural da Cidade da Lapa, o Comitê Nacional de Cultura PBW (Business Professional Women), a Spin Representações e Consultoria de Negócios e os setores de Recreação e Cultura e Pequenas Demandas da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas. “À frente destas comissões, Maria Inês atende, através de recreação, as crianças internadas na ala pediátrica do HC, levando entretenimento, brinquedos e guloseimas para as crianças, principalmente nas datas festivas”, diz Picolo.
 Além disso, Maria Inês é sócia honorária da Academia de Artes e Letras de Pato Branco. Fundadora e presidente da Associação Materno Infantil da Cidade de Pato Branco, sempre participou de promoções de assistência aos carentes da cidade, como campanhas de agasalho, vacinação e distribuição de enxoval. É, ainda, vice-presidente do Instituto Fundazione Itália, sócia-gerente da Faculdade de Campina Grande do Sul (Facsul), sócia-gerente  da Educon Ensino Continuado, sócia honorária da Academia de Artes e Letras de Pontal do Sul e membro da Academia de Cultura de Curitiba e do Elos Clube.
Entre os troféus, medalhas e títulos que recebeu está o de Personalidade Destaque do Paraná, Prêmio Destaque em Filantropia, em Brasília; Personalidade Notável do Século XX, Menção Honrosa da Câmara Municipal de Curitiba, por proposição do vereador João Cláudio Derosso (PSDB); menção de Louvor frente à BPW Curitiba, por proposição do vereador Sabino Picolo, e o Prêmio Personalidade Empreendedora do Paraná, por proposição do vereador Mario Celso Cunha (PSB).
A vereadora Nely Almeida (PSDB) cumprimentou Picolo pela iniciativa e destacou a preocupação de Maria Inês com os problemas do próximo. De acordo com Nely, “a cidade precisa de pessoas como ela”. O autor da proposta foi elogiado também por Ney Leprevost (PP), que trabalhou com Maria Inês na Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas. O parlamentar disse que testemunhou a dedicação e o trabalho exaustivo da homenageada em prol do hospital. “Reconhecer o trabalho de Maria Inês é homenagear as grandes mulheres que estão ao lado dos grandes homens”, afirmou o vereador, referindo-se ao marido de Maria Inês, que é médico, empresário e ex-ministro da Saúde.
Outros vereadores, como Luiz Felipe Braga Côrtes (PMDB), José Roberto Sandoval (PTB) e Angelo Batista, também destacaram o projeto.