Pessoas habilitadas garantem excelência das instituições

por Assessoria Comunicação publicado 29/10/2007 19h25, última modificação 18/06/2021 07h07
Não adianta a instituição ter ferramentas de última geração para o desenvolvimento de bons trabalhos se não contar com pessoas habilitadas para atuar com esses recursos técnicos. A opinião é da especialista em administração pública Ermínia Isabel Claudino, que abordou o tema “Qualidade começa em mim” durante o XIV Congresso de Servidores de Câmaras Municipais do Paraná, realizado recentemente em Foz do Iguaçu.
“É preciso despertar o talento, o potencial das pessoas, que fica adormecido. Precisamos rever a vida de forma diferenciada. Ter coragem de sair de dentro da nossa acomodação. Aprender a trabalhar em equipe com excelência. A motivação é ser feliz. Precisamos acreditar nos nossos sonhos”, disse, lembrando de que nada adianta a vida se não corrermos riscos. “Quem não corre risco não vai ralar o joelho, não vai cair, mas nunca vai saber como é andar de bicicleta. Querer é poder”, afirmou.
Para a especialista, o exemplo da bicicleta pode ser utilizado dentro da instituição, onde podemos ter momentos de dificuldades, mas ajudar ou não vai ser uma questão pessoal. “Em toda empresa existem pessoas que são como balões cheios, dispostas a melhorar a imagem da empresa, realizando bons trabalhos, e também aquelas que são como balões murchos, simplesmente pela forma de focar a vida e que não se interessam pelo crescimento”.
“A criatividade é tudo. Devemos fazer da adversidade uma oportunidade. Deus nos mostrou que no trabalho em equipe as coisas podem ser melhor difundidas. Precisamos associar na nossa vida cotidiana um pouco da inteligência do gato e a motivação do cachorro, animais símbolos. Somos locomotivas atreladas umas às outras. Só transformaremos o mundo mudando o conceito das pessoas”, afirmou Ermínia Claudino, lembrando a poesia de Carlos Drumond de Andrade, que nos instiga com a pergunta: como gostaríamos de estar daqui a dez anos? “Precisamos acreditar numa causa, naquilo que nos propomos. Nós, da Ascam e da Abrascam, torcemos pelo sucesso de todos”, finalizou.