Personalidades são homenageadas nos 320 anos de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 28/03/2013 18h10, última modificação 13/09/2021 12h04

A Câmara Municipal de Curitiba homenageou, na noite de quarta-feira (27), vinte e oito personalidades com os prêmios Cidade de Curitiba, Cultura e Divulgação, Consagração Pública Municipal e Mérito Esportivo. A solenidade, dirigida pelo presidente do Legislativo, vereador Paulo Salamuni (PV), fez parte das comemorações dos 320 anos da cidade e contou com a participação de diversas autoridades, líderes empresariais e o Coral Paraná, regido pelo maestro Paulo Kuhn.

Para Salamuni, “é dever do Legislativo municipal homenagear as pessoas e entidades cuja atuação é positiva para a coletividade. Trata-se de um reconhecimento das ações promovidas por tais indivíduos no âmbito da municipalidade”. O presidente da Câmara também destacou o papel dos  vereadores, frente aos desafios de Curitiba. “Trata-se de uma cidade com um milhão e setecentos mil habitantes, orçamento de 5 bilhões de reais e a quarta economia mais próspera do Brasil. Tais características, embora positivas, ensejam problemas, e, justamente em razão disso, a cidade deve constituir a principal e mais constante preocupação dos vereadores eleitos”.

Saudação

No discurso de saudação, o vereador Pedro Paulo (PT) destacou  o respeito à cidade e sua gente. “Cabe a nós, vereadores, prestarmos homenagens a lideranças que atuam de modo construtivo em nossa sociedade. Atitudes como essa podem tornar possível que Curitiba retorne à sua posição de vanguarda no que diz respeito às políticas públicas”. Para o vereador, “a cidade atravessa um novo momento e esta Casa, particularmente, é um exemplo dessas mudanças que buscam a transparência e a eficácia do serviço público”, afirmou.

Reconhecimento

O músico Zé Rodrigo e o advogado Gustavo Kfoury discursaram em nome de todos os  28 premiados, destacando a iniciativa da Câmara Municipal de Curitiba. “Quando iniciei o projeto de montar uma orquestra de jazz, tinha consciência de que os desafios seriam quase intransponíveis, mas esse prêmio concedido pela Câmara de Curitiba, demonstra que a ideia não era tão absurda. Mostra, também, que os curitibanos possuem a sensibilidade necessária para absorver toda espécie de manifestação musical”, disse Zé Rodrigo, da Soullution Orchestra .

Para o advogado Gustavo Swain Kfouri, “Curitiba acompanha com otimismo essa nova fase da Câmara Municipal. O órgão tem se esmerado no desempenho de sua função institucional. Esta premiação nos orgulha!”, afirmou.

Compuseram a mesa diretiva dos trabalhos, ao lado do presidente Paulo Salamuni, o secretário de estado para assuntos especias da Copa do Mundo FIFA 2014, Mário Celso Cunha, representando o Governador Beto Richa; o secretário municipal para relações com a comunidade, Caíque Ferrante, representando o prefeito Gustavo Fruet; o deputado federal Fernando Francischini; o Comandante do 1º CRPM, Tenente-coronel Guilherme Teider Rocha, representando o comandante geral da Polícia Militar, Roberson Luiz Bondaruk; o vice-presidente da Associação Comercial do Paraná, José Eduardo de Moraes Sarmento, representando o presidente da Associação, Edson José Ramon, a desembargadora Maria Mercis Gomes Aniceto, representando o Tribunal de Justiça do Estado, o diretor executivo da ABRASEL – PR, Luciano Bartolomeu; o delegado Vinícius Borges Martins, representando o delegado geral da Polícia Civil do Paraná, Marcus Michelotto, o servidor público municipal Velocino Fernandes e o secretário municipal de comunicação, Gladimir Nascimento.

Também prestigiaram o evento os vereadores, Tito Zeglin (PDT), primeiro vice-presidente; Julieta Reis (DEM), segunda vice-presidente; Zé Maria (PPS), 3º secretário e, a vereadora Dona Lourdes (PSB).   

Homenageados

Receberam o prêmio Cidade de Curitiba a empresária Claudete Matte, indicada pela então vereadora Nely Almeida, que faleceu no final de outubro do ano passado; o advogado Gustavo Swain Kfoury (Zé Maria – PPS); o músico José Rodrigo da Rocha, o Zé Rodrigo (Felipe Braga Côrtes - PSDB); a mestre em educação Luciana dos Santos Rosenau (João Luiz Cordeiro/João do Suco – PSDB); estilista e carnavalesco Ney Souza (Julieta Reis – DEM); e o médico cirurgião plástico Nilton Sehn (Dona Lourdes – PSB).

O prêmio Cultura e Divulgação foi entregue ao advogado e personalidade do setor cultural, Constantino Batista Viaro, por recomendação da vereadora Julieta Reis (DEM); ao jornalista Marden Machado (Zé Maria – PPS); a professora Maria Ivonete Favarim Vendrametto (Dona Lourdes – PSB); Missão dos Artistas de Cristo de Curitiba - MAC (João Luiz Cordeiro/João do Suco – PSDB); o comunicador Paulo Roberto Gallo (Noemia Rocha – PMDB); e o professor e instrutor de gestão empresarial e empreendedorismo, Richard Alexandre Mota Dinkchaysen (Felipe Braga Côrtes – PSDB).

Na categoria Mérito Esportivo foram premiados: Alexandre Ferreira Padilha, atleta paraolímpico, por indicação do vereador Felipe Braga Côrtes; Cristiano Kaminishi, faixa preta de Jiu-jitsu (Noemia Rocha – PMDB); técnico de beisebol Edison Yutaka Nakatani Júnior (Dona Lourdes – PSB); o radialista esportivo Henry Xavier (Julieta Reis – DEM); maratonista José Luis Maida Junior (João Claudio Derosso – PSDB); o jogador de sinuca Noel Rodrigues Moreira (Zé Maria – PPS); o profesor Robson Marques Machado (Pedro Paulo – PT); e o atleta Thiago Rodrigues de Oliveira Nogueira (João Luiz Cordeiro/João do Suco – PSDB).

Na categoria Consagração Pública Municipal, foram premiados os seguintes estabelecimentos comerciais de Curitiba: Castelo do Batel Eventos e Promoções, por indicação da vereadora Julieta Reis (DEM); Fox Express (Felipe Braga Côrtes – PSDB); Fundacen – Fundação Instituto Tecnológico Industrial (Pedro Paulo – PT); Jamaica Imóveis (Zé Maria – PPS); Padilha Para-raios (Dona Lourdes – PSB); Panificadora e Confeitaria Pantucci (Noemia Rocha – PMDB); Simone Modas (João Luiz Cordeiro/João do Suco – PSDB); e Tendas Curitiba (Tito Zeglin – PDT).