Personalidades recebem títulos de vulto emérito

por Assessoria Comunicação publicado 09/06/2008 17h20, última modificação 21/06/2021 10h56
Personalidades nascidas em Curitiba foram homenageadas no Legislativo municipal, com o título de Vulto Emérito. A honraria foi entregue ao médico Manif Zacharias, o arquiteto Ayrton Lolô Cornelsen e o engenheiro e economista Francisco Luiz Sibut Gomide em sessão solene na sexta-feira (6), atendendo proposta do vereador Jorge Bernardi (PDT).
Bernardi explicou que o título de Vulto Emérito “é concedido somente às pessoas nascidas na cidade e que pela sua atuação em favor da comunidade, do povo local e brasileiro, contribuíram com o desenvolvimento da Nação.”
O parlamentar sintetizou o currículo dos homenageados, destacando as conquistas de cada um. Iniciou falando das obras de grande valor literário escritas por Manif Zacharias. Entre elas, o “Dicionário de Medicina Legal”, trabalho desenvolvido em parceria com o irmão, Elias Zacharias. “Com o livro ‘O vocabulário de Euclides da Cunha’ foi premiado pela Academia Brasileira de Letras”, ressaltou.
Carreiras
Ao falar da vida de Lolô Cornelsen, o vereador disse que “ela se confunde com sua arquitetura, podendo ser resumida em liberdade e bom humor.” Um dos primeiros arquitetos modernistas do País, Lolô projetou, além de casas, estádios de futebol e autódromos. No setor de urbanismo, estruturou cidades que nasciam com planos diretores, implantando infra-estrutura para o bem-estar da população. “Trabalhou com o urbanista francês Alfred Donat Agache no primeiro plano urbanístico de Curitiba.”, apontou
Relatou também a carreira de Francisco Gomide, lembrando que “é, sem dúvida, um dos grandes responsáveis pela melhoria hidrelétrica de nosso Estado e do Brasil, colaborando com a auto-sustentabilidade nesta área e o desenvolvimento de nosso País.” Como presidente da Copel, construiu hidrelétricas como a de Salto Segredo, “onde conseguiu diminuir os custos de construção em US$ 100 milhões, enfrentando poderosos grupos empresariais.”
Os homenageados agradeceram o prêmio e Gomide ressaltou que o título tinha um valor ainda maior  por ter sido proposto por Bernardi, “dono de uma carreira política longa e consistente.”