Personalidades recebem o "Prêmio Ecologia"

por Assessoria Comunicação publicado 09/06/2006 17h05, última modificação 10/06/2021 08h24
Em uma das sessões solenes mais concorridas do ano, a Câmara de Curitiba entregou nesta quinta-feira (08), o Prêmio Ecologia e Ambientalismo às personalidades e organizações não governamentais que mais se destacaram em 2005, com ações a favor da natureza, do meio ambiente e dos interesses ecológicos. A sessão conduzida pelo presidente da Casa, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), teve como chefe de cerimônias o vereador Felipe Braga Cortes (PMDB), e abrilhantada pela cantora Andressa Katriny e o tecladista Toni Alves. O dia 5 de junho é o Dia da Ecologia e Dia Mundial do Meio Ambiente. As homenagens são prestadas nesse período para marcar as datas.
"Talvez tenhamos estourado nosso limite de crédito com a natureza. Assusta-me admitir que o aquecimento global já não seja polêmica, mas um fato, já que informações recentes de pesquisadores internacionais apontam que a Terra encontra-se como organismo em estado intensamente febril, denunciando, portanto, que o aquecimento ao nível da biosfera é gravíssimo", afirmou o vereador Paulo Salamuni (PV), ao proferir o discurso de saudação.
"Esta situação gerada quase exclusivamente pela ação humana é responsável por boa parte dos 50 milhões de desabrigados que vagam pelo mundo, em conseqüência de desastres naturais. Angustia-me pensar que as mudanças climáticas advindas do aquecimento global podem colocar sistemas humanos baseados na agropecuária intensiva, à beira do colapso. Então poderemos esperar momentos de grandes incertezas em nossas cidades, afirmou o parlamentar. Sou dos que crêem, por isso, hoje queremos homenagear aqueles que trabalham para que outras gerações possam usufruir do planeta sem ter que pagar altíssimo preço".
Ecologia
Ao proferir o agradecimento, em nome de todos os agraciados, Fabiano Neves Macieywski afirmou que ao receber a incumbência ficou muito honrado, mas ao mesmo tempo temeroso de tão importante tarefa.. "Temos em mente o conceito de meio ambiente com belas paisagens e flores, e nunca como o de pobreza, bolsa de valores e catástofres. "Todos nós fazemos parte dele", todos nós temos que fazer parte do pensamento sistêmico e criar a cultura da alfabetização ecológica da humanidade, ressaltou, acrescentando que queria agradecer a cada um dos vereadores e ao presidente Derosso pela homenagem e parabenizar a todos os homenageados por suas atitudes ecológicas. Finalizou dizendo que o destino da Terra e da biosfera também é o nosso destino.
Homenageados
Neste ano foram quinze homenageados: Clarisse Bolfe Poliquese, Elenise Angelotti Bastos Sipinski, Angela Jussara Calderare Gulineli Bernardelli, Laura Jesus de Moura e Costa, Luciana Sicupira Arzua, Marcelo Beltrão de Almeida, Margarete Matos de Carvalho, Miguel Zattar Filho, Moacyr Serafim Júnior, Renato Eugênio de Lima e Tosca Zamboni. Também receberam a honraria as entidades Bahr, Neves & Mello Advogados Associados, Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, Instituto Ecoplan e Instituto Dedé Mocellin, indicados porJulieta Reis (PSB), Ângelo Batista (PP), Tico Kuzma (PPS), Sérgio Ribeiro (PV), Felipe Braga Cortes (PMDB), Roberto Hinça (PDT), Jair Cézar (PTB), Jorge Bernardi (PDT), Luizão Stellfeld (PCdoB), Nely Almeida (PSDB), Manassés Oliveira (PPS), Tito Zeglin (PDT), Zé Maria (PPS), Paulo Salamuni (PV) e o ex-vereador Jônatas Pirkiel (PL).
Presenças
Compareceram à sessão o desembargador João Kopitowski; a juíza da Infância e da Juventude de Curitiba, Maria Rosely Guiessmann; o superintendente de Controle Ambiental, Mário Sérgio Rasera; o presidente do Instituto Centro de Comércio Exterior do Paraná, Neri Becchi Dal Prá; o 2º tenente do Corpo de Bombeiros, André Ricardo Tores; Romeu João Munaretto, da Fundação de Ação Social, e Ricardo Santos da Silva, do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura e Agronomia do Paraná.