Pequeno Cotolengo presta contas à Câmara de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 14/08/2013 14h45, última modificação 17/09/2021 08h25
A Tribuna Livre da Câmara de Curitiba recebeu, nesta quarta-feira (14), o diretor-presidente do Pequeno Cotolengo Paranaense, Padre Rudinei Thomazella. Por proposição de Aladim Luciano (PV), o convidado prestou contas sobre a aplicação de recursos oriundos de emendas parlamentares alocadas no Orçamento Municipal de 2012.

Conforme Rudinei Thomazella, os R$ 258 mil destinados à instituição, por vereadores da legislatura anterior, foram investidos na compra de equipamentos para melhorar a estrutura e pagar os salários dos profissionais de saúde que atendem na instituição – como médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogos e auxiliares de enfermagem. Ao todo foram compradas três máquinas de costura, 12 prateleiras de aço inox para a unidade de alimentação, 09 macas para banho, 15 guarda-roupas e uma máquina de lavar com capacidade de 60 kg.

“A palavra de hoje é gratidão. É uma forma de mostrar o retorno ao apoio que os vereadores deram à instituição, na forma dessas emendas orçamentárias. É uma oportunidade ímpar, um momento em que sentimos no coração uma alegria especial. Nossa vinda aqui é o reconhecimento do trabalho sério que é desenvolvido por esta Casa”, agradeceu o diretor da entidade.

“É importante reconhecermos esse importante serviço prestado pelo Pequeno Cotolengo”, parabenizou Aladim Luciano. “Cada vez mais cabe a esta Casa, cabe aos setores lúcidos desta cidade, apoiar a instituição, que ajuda o próximo especial a ter uma melhor qualidade de vida, que presta um relevante trabalho social para a capital paranaense”, completou o presidente do Legislativo, Paulo Salamuni (PV).

Conforme Thomazella, as emendas representam cerca de 30% da arrecadação necessária para a manutenção da entidade. Os outros 70% são frutos de doações e eventos, como o tradicional churrasco, realizado todo primeiro domingo de cada mês. “Os recursos são muito necessários e importantes. A Câmara sabe reconhecer o trabalho das instituições filantrópicas da capital. Parabenizo vocês que têm essa sensibilidade, que destinam emendas para nós ou para outras instituições”, reiterou.

Para o vereador Zé Maria (PPS), voluntário na instituição, o trabalho da Pequeno Cotolengo é referência no atendimento de pessoas especiais dentro e fora do país. “Não tem nada nesse mundo que pague o trabalho de vocês, um trabalho que é feito com amor. Ali vocês estendem a mão às pessoas que precisam de cuidados”, disse.

Sabino Picolo (DEM) também parabenizou a direção pelo trabalho desempenhado ao longo dos últimos 48 anos. “Aqueles que são assistidos sempre são tratados como membros da própria família dos voluntários”, reiterou Valdemir Soares (PRB). Também se colocaram à disposição da instituição os vereadores Cristiano Santos (PV), Geovane Fernandes (PTB), Colpani (PSB), Chico do Uberaba (PMN), Felipe Braga Côrtes (PSDB), Tiago Gevert (PSC), Tico Kuzma (PSB) e Jairo Marcelino (PSD).  
    
Pequeno Cotolengo

Fundado em 1965, o Pequeno Cotolengo Paranense abriga 230 crianças, adolescentes e adultos com deficiências múltiplas, abandonados pelas famílias, carentes ou que vivem em situação de risco. O atendimento é prestado em três áreas principais – serviço social, educação e saúde -, e há projetos que utilizam o abatimento no Imposto de Renda como forma de colaboração.

Com a missão de melhorar a qualidade de vida proporcionando inclusão social à pessoa com deficiência múltipla, a instituição realiza, por ano, cerca de 30 mil atendimentos médicos – neurologia, psiquiatria, clínica geral, entre outras especialidades – e recebe, por dia, a média de 10 pedidos de acolhimento. “Temos mais de 300 funcionários e mais de 700 voluntários. Somente o churrasco reúne mais de 400 voluntários a cada edição”, destacou o diretor-presidente.

A entidade está localizada na Rua José Gonçalves Júnior, 140, Campo Comprido. Saiba mais sobre como contribuir com o trabalho da Pequeno Cotolengo ou ser um voluntário no site: www.pequenocotolengo.org.br. Informações também pelo telefone (41) 3314-1900 ou e-mail contato@pequenocotolengo.org.br.