Pela primeira vez na história, Câmara recebe apresentação de natal

por Assessoria Comunicação publicado 03/12/2019 21h30, última modificação 12/11/2021 07h38
Na noite desta terça-feira (3), as escadarias do Palácio Rio Branco, sede da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), se tornaram o palco de encenação de dois autos natalinos: “A Anunciação do Anjo Gabriel” e o “Auto do Nascimento”. O evento, que surgiu de uma conversa entre o vereador Sabino Picolo (DEM), presidente da Câmara, e o prefeito de Curitiba Rafael Greca de Macedo, integra as ações de revitalização da Praça Eufrásio Correia. Antes da realização do auto de Natal, Greca esteve na praça, onde se apresentava a Banda Lyra Curitibana. “Que as pessoas ocupem os parques e praças de Curitiba com seus corações”, disse o prefeito.

Confira a transmissão do auto no Instagram da Câmara
Confira a transmissão do auto no Facebook da Câmara

Confira outras fotos da apresentação de natal no Flickr da Câmara 

O vereador Sabino Picolo (DEM), disse que ao ver o auto, sentiu seu coração bater como o de uma criança. Ele agradeceu ao prefeito, aos demais vereadores e à população. “Parabéns aos artistas, parabéns aos vereadores que proporcionaram condições para que a cidade voltasse a sorrir, parabéns ao prefeito Rafael Greca por devolver Curitiba às famílias curitibanas”, disse Picolo. O vereador esclareceu que desde o início de sua gestão como presidente da Câmara, tomou por objetivo revitalizar a praça Eufrásio Correia, o que foi feito em parceria com a prefeitura. “Hoje ela é transitável pelas famílias que podem desfrutar desse espaço histórico da cidade”, disse o parlamentar.

Em seu discurso, Rafael Greca tornou a exaltar a praça que, segundo ele, foi inaugurada em 1903. “Era uma outra Curitiba. A rua da Lyberdade, atual Barão do Rio Branco, já contava com alguns prédios importantes como é o caso do Palácio Rio Branco, que à época era conhecido como Palácio do Congresso Estadual”, explicou Greca. “Queremos que as famílias voltem a frequentar a Praça Eufrásio, bem como outros parques e praças. A Guarda Municipal e a Polícia Militar estarão atentas”, garantiu o prefeito. Ele destacou as estrelas iluminadas que enfeitam a praça, inspiradas em decorações vistas por Greca e sua esposa Margarita Sansone em Barcelona, na Espanha.

Ele também cumprimentou a vereadora Dona Lourdes (PSB) pela passagem dos seus 92 anos. De acordo com Greca, “trata-se da vereadora com mais idade no Brasil. Não existe 3ª idade para quem tem a capacidade de inventar o dia seguinte”. Greca orou para que Deus concedesse aos vereadores doçura para atender as demandas populares, compaixão para aliviar as dores dos que sofrem, justiça para que haja consciência no trato da coisa pública e amor à cidade. “Ao ver o auto de natal, lembrei dos dias difíceis em que votamos o Plano de Recuperação Fiscal. A Câmara nos deu um voto de confiança e nós devolvemos a cidade aos curitibanos. A cidade é deles e não dos sindicatos”, disse o prefeito que estava acompanhado por seu vice, Eduardo Pimentel.

Autos
Os autos de natal apresentados nas escadarias do Palácio Rio Branco foram elaborados e desenvolvidos pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC). Os atores foram treinados por Edson Bueno, diretor artístico do natal de Curitiba. De acordo com ele, os ensaios para o espetáculo tiveram início ainda em outubro. Os dois autos contam a história do nascimento do menino Jesus por meio de versos narrados pelos três pastores. Personagens com vestes coloridas ocuparam as escadarias numa apresentação lúdica que teve por objetivo agradar principalmente as crianças.
Francieli Zufu, gerente do Hostel Roma (que se localiza nas proximidades do Palácio Rio Branco), estava acompanhada por seus filhos. “Trabalho aqui ao lado há 16 anos e fico feliz que o espaço da Câmara esteja sendo usado dessa forma. É um atrativo para a população e também para os turistas”, afirmou. A musicista Márcia Maria Consentino também estava acompanhada por seus filhos e familiares. Para ela, a iniciativa da Câmara é positiva e deveria se repetir nos próximos anos. 

Para Ubiratan da Silva, servidor da Câmara, a realização desse evento traz à Casa um papel de protagonismo. “A Câmara sempre foi apoiadora e, nesse caso, está atuando como promotora”, disse ele. Ubiratan também destacou o fato de que o auto de natal mobilizou os funcionários. “Quem sabe, em outra oportunidade, possamos ter uma apresentação de funcionários da própria Câmara”. Amanda Moreno, que encabeça a Diretoria de Administração e Recursos Humanos, entende que o evento de natal marca a entrada de um novo tempo. “Uma iniciativa linda que envolveu muitos funcionários da Casa e que teve receptividade por parte do público”, afirmou ela.

Os autos serão novamente apresentados nos dias 10 e 17 de dezembro, sempre às 19:30 em frente ao Palácio Rio Branco. Além da apresentação artística, no pátio do estacionamento da Câmara, antiga garagem de bondes, as pessoas podem encontrar uma feira gastronômica com food trucks. 

Além do prefeito estavam presentes: Eduardo Pimentel (vice-prefeito); Tatiana Turra (presidente do Instituto Municipal de Turismo); Ana Cristina de Castro (presidente da Fundação Cultural de Curitiba); Marino Galvão Júnior (presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura); e Thiago Ferro (presidente da FAS). Participaram do auto de natal os vereadores Sabino Picolo, Tito Zeglin (PDT), Maria Manfron (PP), Mauro Bobato (PODE), Serginho do Posto (PSDB), Oscalino do Povo (PODE), Dona Lourdes (PSB), Geovane Fernandes (PTB), Colpani (PSB), Edson do Parolin (PSDB) e Mauro Ignacio (PSB).