Pela paz no trânsito, Câmara Municipal adere ao Maio Amarelo
Neste mês de maio, um laço amarelo com três metros de altura, colocado na fachada do Palácio Rio Branco, sinaliza a adesão da Câmara Municipal à campanha “Maio Amarelo”. “A vida das pessoas é mais importante que carros, a vida é mais importante que as coisas. É por isso que, pelo segundo ano consecutivo, o Legislativo de Curitiba faz parte dessa campanha nacional de conscientização pela redução da violência no trânsito”, explica a vereadora Carla Pimentel (PSC), presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro.
A campanha “Maio Amarelo” passa a ocorrer depois que a ONU (Organizações das Nações Unidas) aprovou uma resolução declarando os anos de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. É uma resposta a um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) que contabilizou, em 2009, 1,3 milhão de mortes por acidentes de trânsito em 178 países pesquisados – mais 50 milhões de pessoas que sobreviveram com sequelas.
“A Câmara Municipal apoia iniciativas em prol da redução da violência, ainda mais no trânsito, em que o número de mortes é alarmante. É papel dos vereadores de Curitiba alertar a população e trabalhar pela redução dos acidentes de trânsito”, afirmou Ailton Araújo (PSC), presidente do Legislativo. “Desde setembro de 2013, com a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, temos trabalhado nesse sentido”, explica Carla Pimentel.
“No ano passado, colaboramos com a regulamentação de um trânsito mais lento, portanto mais seguro, trabalhando com várias instituições e organizações não-governamentais. Em 2015, o objetivo é retomar a realização de seminários e audiências públicas para elencar modais de transporte alternativos”, adianta a vereadora. A criação da frente foi uma iniciativa de Carla Pimentel, com o apoio dos 38 parlamentares da Câmara de Curitiba.
O laço na fachada do prédio histórico poderá ser visto durante toda a vigência da campanha “Maio Amarelo”, cuja inspiração são o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul” - que buscam conscientizar as pessoas sobre a prevenção ao câncer de mama e de próstata, respectivamente. Além da Câmara de Curitiba, vários outros prédios públicos já aderiram à iniciativa, como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, o Elevador Lacerda, na Bahia, e o Congresso Nacional, em Brasília.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba