Pela 1ª vez uma mulher é a vereadora mais votada de Curitiba

por Pedritta Marihá Garcia — publicado 16/11/2020 00h10, última modificação 16/11/2020 08h24
Indiara Barbosa recebeu mais de 12 mil votos para seu primeiro mandato no Legislativo.
Pela 1ª vez uma mulher é a vereadora mais votada de Curitiba

Natural de Umuarama, Indiara Barbosa tem apenas 37 anos e será uma das parlamentares mais jovens nesta legislatura. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Pela primeira vez na história da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), o candidato mais votado para uma cadeira no Legislativo é uma mulher: Indiara Barbosa, do partido Novo, foi eleita vereadora para seu primeiro mandato com 12.147 votos. Natural de Umuarama, interior do Paraná, ela tem 37 anos e será uma das parlamentares mais jovens da próxima legislatura.

Formada em Administração e Ciências Contábeis, Indiara Barbosa é divorciada e mora em Curitiba há 20 anos, sendo atualmente residente no bairro Campo Comprido. Auditora fiscal, ela exerce trabalho voluntário há vários anos, em projetos da área de educação. Também participa dos grupos Mulheres do Brasil e Mulheres Executivas. Também é conselheira do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PR).

Candidata a deputada federal no Paraná em 2018, à época, ela foi a mais votada pelo Novo em todo o estado, com 31 mil votos. Na Câmara de Curitiba, a vereadora eleita disse que seguirá o exemplo daqueles “que estão fazendo uma política séria, diferente, que estão reduzindo custos, abrindo mão de privilégios, estão realmente comprometidos com uma política nova”. Seu desafio será “fazer com que mais pessoas boas venham para a política, fazer com as pessoas melhorem sua visão em relação aos políticos”.

O Novo defende muito a liberdade para as pessoas, liberdade para empreender. Temos um estado muito grande, precisamos reduzir esse estado, simplificar impostos. Entendemos que precisamos fazer mais, com menos. Ter um estado mais eficiente”, complementou Indiara Barbosa, que terá a fiscalização como sua principal pauta de atuação parlamentar. “É a principal função de um vereador: a fiscalização financeira, contábil. Vou fiscalizar a prefeitura efetivamente e de forma independente”, prometeu.

Mulheres
Indiara Barbosa ainda se comprometeu a defender os interesses das mulheres durante seu mandato. “Na minha vida profissional sempre participei de grupos de mulheres. Defendo a maior participação das mulheres em cargos de liderança em todos os setores, inclusive na política. Quero trabalhar para dar o exemplo, para mostrar que as mulheres podem assumir cargos de liderança, podem assumir cargos políticos”, frisou.

Segundo a parlamentar eleita, esta pauta está associada a outra defendida em sua campanha: mais investimentos na educação. “Se a gente conseguir melhorar, a educação básica, isso vai beneficiar muito as mulheres. Para que as mulheres possam trabalhar, possam ter segurança de que seu filho estará em uma boa creche, uma boa escola. Possam estar no mercado de trabalho com segurança”.