Pedro Paulo solicita medidas emergenciais contra enchentes

por Assessoria Comunicação publicado 09/02/2011 17h30, última modificação 05/08/2021 14h24
Técnicos da Secretaria Municipal de Obras Públicas de Curitiba e das Administrações Regionais do Boqueirão e Bairro Novo vistoriaram, nesta semana, locais de risco e afetados pelas últimas enchentes na região Sul da cidade, às margens do Ribeirão dos Padilhas. A informação é do vereador Pedro Paulo (PT), que solicitou a vistoria. Moradores e lideranças comunitárias também fizeram todo o trajeto da visita, iniciado no bairro Xaxim e finalizado no Sítio Cercado. O objetivo foi verificar a situação e levantar medidas de emergência a serem tomadas pela prefeitura.
"É claro que algumas medidas são possíveis e necessárias hoje, mas o problema só será resolvido com obras de desassoreamento, relocação de moradias em situação de risco e urbanização das margens. Não tenho dúvida de que também é fundamental a conscientização das pessoas, que não devem jogar lixo e entulho no rio, o que agrava e muito a situação", comentou o vereador.
De acordo um morador, as enchentes tem se repetido nos últimos anos e falta uma ação mais efetiva da prefeitura. "Estamos com esperança agora de que com esta visita tenhamos obras que resolvam o nosso problema. Além dos prejuízos materiais, a última enchente vitimou um morador e não queremos que isso se repita", relata.
No trajeto percorrido no Xaxim verificou-se o assoreamento do leito do Ribeirão, lixo e construções irregulares em suas margens. No Sítio Cercado, em alguns trechos existe a possibilidade de retificação e limpeza, o que ajudaria na vazão maior das águas.
O relatório completo da visita será apresentado ao secretário municipal de Obras Públicas, Mario Yoshio Tookuni, em audiência a ser marcada nos próximos dias.
PAC
De acordo com Pedro Paulo, a prefeitura já teve selecionados, através do PAC 2, projetos para a elaboração de estudo para a revitalização das bacias hidrográficas do rio Belém, Barigui, Ribeirão dos Padilhas e do rio Atuba, que totalizarão R$ 7,45 milhões de recursos do Orçamento Geral da União.
"É preciso um investimento maior dos três níveis de governo (municipal, estadual e federal) para a realização de obras de grande porte que resolvam este problema", destaca o vereador Pedro Paulo.