Pedro Paulo destaca posse no Instituto Federal do Paraná

por Assessoria Comunicação publicado 28/01/2009 17h40, última modificação 22/06/2021 10h54

O vice-líder da bancada do PT na Câmara de Curitiba, vereador Pedro Paulo, destacou a importância da posse da nova diretoria do Instituto Federal do Paraná, evento que se realiza às 10 horas, desta sexta-feira (30), no auditório do Campus Curitiba, Jardim das Américas.
A lei sancionada pelo presidente Lula, em dezembro de 2008, criando no País mais de 30 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, "amplia significativamente o número de vagas em cursos técnicos de nível médio, em licenciaturas e em cursos superiores de tecnologia", segundo o vereador e também educador. Os institutos nascem com 168 campi e chegarão a 2010 com 311. No mesmo período, as vagas serão ampliadas de 215 mil para 500 mil.
O
Paraná terá uma escola técnica com reitoria instalada em Curitiba e campi espalhados por Foz do Iguaçu, Jacarezinho, Paranaguá, Paranavaí, Telêmaco Borba e Umuarama abrindo oito mil vagas. Em Curitiba o número de vagas é de 4.500.
Formação
Os institutos vão oferecer metade das vagas ao ensino médio integrado ao profissional para dar ao jovem uma possibilidade de formação já nessa etapa do ensino. Na educação superior, haverá destaque para os cursos de engenharias e bacharelados tecnológicos, representando 30% das vagas. Outros 20% serão reservados a licenciaturas em ciências da natureza.
A importância ressaltada pelo vereador está diretamente relacionada "ao déficit brasileiro de professores em física, química, matemática e biologia". Ainda, de acordo com Pedro Paulo, serão incentivadas as licenciaturas de conteúdos específicos da educação profissional e tecnológica, como a formação de professores de mecânica, eletricidade e informática.
"A criação desses institutos pelo Governo Federal contribui decisivamente para o desenvolvimento do País", reforçou Pedro Paulo.