Pedidos equipamentos para segurança viária
Instrumentos que garantam a segurança viária de pedestres e motoristas, tanto no centro da cidade quanto nos bairros, têm sido um dos focos de atuação da Câmara de Curitiba junto à administração municipal.
O poder Legislativo defende que tais instrumentos ampliem a visibilidade dos motoristas em relação à passagem dos pedestres nas ruas de grande movimento e onde se situarem creches e escolas, hospitais, postos de saúde, casas de repouso e templos religiosos. A Casa sugere, também, que seja feita sinalização de advertência para redução de velocidade.
Outra opção é implantar lombadas ou passagens especiais para pedestres, controladas por temporizadores, nos locais onde a velocidade dos veículos é incompatível com a travessia das pessoas.
Em requerimentos encaminhados pela Casa ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) foram dados como exemplos as ruas Nelson de Souza Pinto, no bairro Ahu, e Mateus Leme. Na primeira, o problema é maior nas proximidades da Igreja Assembléia de Deus, número 1.467, onde os fiéis lamentam o perigo que correm para atravessar, em qualquer horário do dia.
Na Rua Mateus Leme, onde reconhecidamente o fluxo de veículos é maior que o número de pedestres, o problema está na bifurcação com a Rua Evaldo Wendler, nos dois sentidos de tráfego.
Ônibus
Mais um fator de segurança pública na malha viária diz respeito às coberturas de embarque e desembarque do transporte coletivo. Passageiros reivindicam, através da Câmara, a colocação de cobertura em pontos da linha Maracanã/Santa Cândida com trajeto pela Estrada das Olarias, direção do município de Colombo. Em frente ao conjunto residencial Módena concentra-se o maior número de passageiros que aguarda por esta benfeitoria.
Ambiente
A segurança pública e preservação do meio ambiente estão ligadas, segundo requerimentos do Legislativo, que chama a atenção para a necessidade de limpeza e conservação das margens do Rio Bacacheri. Na Rua Alfeneiros, bairro Boa Vista, a falta deste cuidado implica também em riscos à saúde pública.
O poder Legislativo defende que tais instrumentos ampliem a visibilidade dos motoristas em relação à passagem dos pedestres nas ruas de grande movimento e onde se situarem creches e escolas, hospitais, postos de saúde, casas de repouso e templos religiosos. A Casa sugere, também, que seja feita sinalização de advertência para redução de velocidade.
Outra opção é implantar lombadas ou passagens especiais para pedestres, controladas por temporizadores, nos locais onde a velocidade dos veículos é incompatível com a travessia das pessoas.
Em requerimentos encaminhados pela Casa ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) foram dados como exemplos as ruas Nelson de Souza Pinto, no bairro Ahu, e Mateus Leme. Na primeira, o problema é maior nas proximidades da Igreja Assembléia de Deus, número 1.467, onde os fiéis lamentam o perigo que correm para atravessar, em qualquer horário do dia.
Na Rua Mateus Leme, onde reconhecidamente o fluxo de veículos é maior que o número de pedestres, o problema está na bifurcação com a Rua Evaldo Wendler, nos dois sentidos de tráfego.
Ônibus
Mais um fator de segurança pública na malha viária diz respeito às coberturas de embarque e desembarque do transporte coletivo. Passageiros reivindicam, através da Câmara, a colocação de cobertura em pontos da linha Maracanã/Santa Cândida com trajeto pela Estrada das Olarias, direção do município de Colombo. Em frente ao conjunto residencial Módena concentra-se o maior número de passageiros que aguarda por esta benfeitoria.
Ambiente
A segurança pública e preservação do meio ambiente estão ligadas, segundo requerimentos do Legislativo, que chama a atenção para a necessidade de limpeza e conservação das margens do Rio Bacacheri. Na Rua Alfeneiros, bairro Boa Vista, a falta deste cuidado implica também em riscos à saúde pública.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba