Pedidas informações sobre segurança para os paraciclos
Começou a ser instalado o primeiro lote de paraciclos da cidade. O modelo, elaborado pelo corpo técnico do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), está sendo instalado em pelo menos sete pontos da cidade, incluindo a Câmara Municipal, além das Praças Zacarias, Osório e Tiradentes, Café do Estudante, Palácio 29 de Março (Prefeitura) e Assembleia Legislativa do Paraná. Diante disso, o vereador Professor Galdino (PSDB), que tem defendido investimentos em estruturas de suporte ao ciclismo na capital, encaminhou um novo requerimento à prefeitura solicitando informações sobre a segurança que o município oferecerá aos usuários desses paraciclos.
“Há poucas semanas, uma bicicleta foi roubada em frente à Câmara, o que até poderia ser explicado pela falta de estrutura que havia até então para o uso da bicicleta. Agora, com uma nova estrutura, que se propõe a oferecer segurança ao ciclista, é preciso que uma série de medidas sejam tomadas. O paraciclo não pode ser um equipamento isolado, mas precisa ser uma parte de uma proposta de incentivo ao uso da bicicleta, ”, defendeu.
De acordo com o parlamentar, que acompanhou o processo de elaboração do atual modelo de paraciclos utilizado em Curitiba, o que se vê hoje na cidade é um grande crescimento do número de ciclistas e de pessoas preocupadas com os rumos que as políticas de mobilidade urbana do município têm tomado. “A cada dia vemos o crescimento do número de pessoas adeptas do ciclismo, o que é muito bom para Curitiba. Por isso, a elaboração de políticas públicas para a mobilidade urbana precisa evoluir diariamente, com o diálogo direto com a população”, comentou.
Depois da instalação desse primeiro lote de paraciclos, os próximos locais a receber os equipamentos deverão ser o Mercado Municipal, as praças Rui Barbosa, Osvaldo Cruz, e Carlos Gomes, o Passeio Público, o Largo da Ordem e o Teatro Paiol.
“Há poucas semanas, uma bicicleta foi roubada em frente à Câmara, o que até poderia ser explicado pela falta de estrutura que havia até então para o uso da bicicleta. Agora, com uma nova estrutura, que se propõe a oferecer segurança ao ciclista, é preciso que uma série de medidas sejam tomadas. O paraciclo não pode ser um equipamento isolado, mas precisa ser uma parte de uma proposta de incentivo ao uso da bicicleta, ”, defendeu.
De acordo com o parlamentar, que acompanhou o processo de elaboração do atual modelo de paraciclos utilizado em Curitiba, o que se vê hoje na cidade é um grande crescimento do número de ciclistas e de pessoas preocupadas com os rumos que as políticas de mobilidade urbana do município têm tomado. “A cada dia vemos o crescimento do número de pessoas adeptas do ciclismo, o que é muito bom para Curitiba. Por isso, a elaboração de políticas públicas para a mobilidade urbana precisa evoluir diariamente, com o diálogo direto com a população”, comentou.
Depois da instalação desse primeiro lote de paraciclos, os próximos locais a receber os equipamentos deverão ser o Mercado Municipal, as praças Rui Barbosa, Osvaldo Cruz, e Carlos Gomes, o Passeio Público, o Largo da Ordem e o Teatro Paiol.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba