Pedida sinalização na rotatória da Sete de Setembro
A rotatória no cruzamento das avenidas Sete de Setembro e Arthur Bernardes, entre os bairros Seminário e Batel, “trava nos horários de pico”. A opinião é do vereador Jairo Marcelino (PSD), que encaminhou requerimento à prefeitura de Curitiba a recuperação de toda a sinalização do cruzamento, conhecido como “rotatória dos anjos”.
“O planejamento urbano de Curitiba, com vias estruturais, binários e trinários, não consegue mais escoar tanto trânsito. Em pelo menos 14 pontos críticos da cidade, os carros não andam”, alerta o parlamentar. Marcelino diz que a sinalização é urgente. Com a circulação dos veículos em todas as direções da cidade, acrescida pela movimentação originada pelo número de estabelecimentos comerciais localizados nesta região, a confluência destas vias públicas “se encontra bastante prejudicada, registrando congestionamentos seguidos”, ponderou o vereador.
Jairo Marcelino lembrou que atualmente, a frota de Curitiba é de mais de 1,5 milhão de veículos, e a tendência é de que continue a crescer, segundo estimativas dos setores de trânsito. A secretaria municipal de Trânsito, por exemplo, aponta quase um carro por pessoa na capital paranaense, onde cerca de 300 cruzamentos terão uma nova programação semafórica, ajustada ao fluxo atual de veículos.
“O mesmo não acontece em relação ao caso das rotatórias, instituídas para disciplinar o fluxo de veículos em confluências como a da avenida Sete de Setembro”, afirmou, pedindo que a renovação da sinalização seja horizontal e vertical, para contribuir com a ordenação do tráfego da região, “que ainda recebe ônibus de linhas intermunicipais e interestaduais”, concluiu.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba