"Pé na faixa" garante segurança de pedestres

por Assessoria Comunicação publicado 27/07/2010 16h50, última modificação 30/06/2021 09h38
Para garantir a segurança dos pedestres, o vereador Denilson Pires (DEM) propõe a criação da parada obrigatória de veículos diante das faixas quando o transeunte sinalizar sua intenção de atravessar a rua. “Em diversas vias temos faixas pintadas, mas sem semáforos para os pedestres. Nesses locais, a pessoa precisa aguardar muito tempo até conseguir folga entre os veículos”, ressalta.
 Instituída em diversos municípios brasileiros, a campanha “Pé na faixa”, que inspirou o vereador, conseguiu diminuir sensivelmente os acidentes de trânsito envolvendo pedestres durante a travessia em faixas de segurança.
Em vários países do mundo, a prática de parar o veículo quando o pedestre acessa a faixa de segurança já é prática comum e, nos mais desenvolvidos, nem é motivo de punição, pois os motoristas já agem espontaneamente.
“Ainda que algumas pessoas aleguem que essa prática não faz parte da cultura do povo brasileiro, acredita-se que, com educação e divulgação da lei, os condutores de veículos começarão a adotar essa postura de respeito ao pedestre, com o aumento da proteção inestimável para a nossa sociedade, das vidas dos cidadãos”, argumenta.
Punições
Se o projeto for aprovado na Câmara de Curitiba e sancionado pelo prefeito, as punições aplicadas aos motoristas infratores serão as mesmas previstas no Código Brasileiro de Trânsito, como o artigo 214, que pune quem desrespeitar a faixa de pedestres com multa de R$ 192 e a perda de sete pontos na carteira de habilitação.
Denilson destaca que, para a implementação da lei, agentes de trânsito deverão monitorar os locais, que serão sinalizados e alertarão aos motoristas e pedestres a maneira mais correta e segura de agir durante a travessia da faixa.  “O desafio é mudar, para melhor, o comportamento dos motoristas em toda a cidade de Curitiba”, conclui Denilson Pires.