Paz deve ser matéria do ensino fundamental

por Assessoria Comunicação publicado 12/05/2006 16h45, última modificação 09/06/2021 10h14
Projeto de lei criando o "Programa Paz Nas Escolas" foi apresentado pelo vereador José Roberto Sandoval (PSC). De acordo com a proposta, em apreciação na Câmara de Curitiba, as escolas municipais deverão incluir noções cívicas relacionadas ao conceito de paz, e ao convívio pacífico auto-sustentável, no currículo escolar a partir da 1ª série do ensino fundamental.
Segundo o parlamentar, "o aumento da violência tem causado muita preocupação e freqüentes debates entre especialistas da área da segurança pública. A boa educação familiar é importante para formarmos bons cidadãos, assim como à escola para que a criança possa iniciar processo de aprendizado e sociabilidade, e que forme cidadãos capazes de enfrentar os desafios futuros, gerando riquezas e desenvolvimento ao país", argumenta.
Conscientização
"A educação deve conscientizar a criança, a ser pacífico, evitando e repudiando atos de violência. O ensinamento deve ser partir, primeiramente, dos lares e depois na escola, já que o ambiente familiar e o escolar estão ligados e são relevantes para que o processo de sociabilidade ocorra satisfatoriamente", diz Sandoval.
A medida objetiva contribuir na formação de uma sociedade voltada à paz e a o respeito ao próximo. “É relevante criarmos mecanismos para auxiliar a justiça social e a capacidade humana de preservar a paz entre os seus semelhantes”, conclui Sandoval.