Pavimentação vai melhorar qualidade de vida em bairro
Complemento na pavimentação de antipó da Rua Francisco Krainski, no São Lourenço, é pedido pelo vereador Jairo Marcelino (PDT) em encaminhamento à administração Regional do Boa Vista. O parlamentar transmite as reivindicações da comunidade, que pede urgência na obra, com objetivo de melhorar a qualidade de vida, principalmente em relação à saúde pública, uma vez que o antipó evitará acúmulo de pó ou lama em frente às residências.
Além desta solicitação, Jairo Marcelino faz outros pedidos de serviços e obras para melhorar a qualidade de vida dos 13 bairros que compõem a região do Boa Vista e que têm um aglomerado de 225 mil habitantes. “São aparentemente obras simples, mas de grande resultado final para a área urbana, na infra-estrutura viária, acessibilidade, paisagismo, segurança pública e outros benefícios gerados pelos serviços de uma operação concentrada”, explica o parlamentar.
Fiscalização
O vereador, que é autor de projeto de lei sobre instalação de pára-raios, tem acompanhado as ações da Comissão de Segurança e Edificações (Cosedi) da Prefeitura de Curitiba, na fiscalização dos sistemas de pára-raios colocados nas edificações construídas recentemente. “O perigo é constante, especialmente com a ocorrência de chuvas fortes, que aumenta as descargas elétricas”, explica, lembrando que o período de estiagem não isenta o cuidado necessário para evitar problemas em construções comerciais ou residenciais.
Na Câmara, o projeto de Jairo Marcelino deverá ser encaminhado, em breve, para votação em plenário. Na matéria, o parlamentar prevê a instalação em edifícios com mais de dois pavimentos e a substituição e adequação dos equipamentos radioativos ao sistema de proteção, conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Atualmente, qualquer edifício com mais de três pavimentos é obrigado a ter o equipamento, sob pena de multa e responsabilização criminal por danos materiais ou físicos. A Cosedi faz orientação e fiscaliza os equipamentos que devem ser instalados, de acordo com a legislação em vigor, cumprindo determinações da ABNT e com a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), que deve ser assinada por engenheiro ou arquiteto responsável pela instalação dos equipamentos.
Com o projeto, o vereador concretizou uma antiga preocupação em relação à segurança da população, tratando como matéria de saúde pública a instalação, substituição ou adequação dos equipamentos radioativos.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba