PAUTA DIA 18 - 18H: REPRESENTANTE DA DATAPROM DEPÕE À CPI DO TRANSPORTE NESTA QUARTA-FEIRA

por Assessoria Comunicação publicado 16/09/2013 16h50, última modificação 20/09/2021 09h14

A CPI do Transporte Coletivo da Câmara de Curitiba ouve, nesta quarta-feira (18), às 18 horas, o diretor-presidente da Dataprom, Alberto Mauad Abujamra. A testemunha responderá perguntas dos vereadores sobre o sistema de bilhetagem eletrônica – controle do pagamento de passagem por meio do cartão transporte – nos ônibus da cidade.
    
A Dataprom presta serviço ao ICI, responsável pelo sistema eletrônico de bilhetagem. Para os vereadores do colegiado, Abujamra, no exercício de sua função à frente da empresa, pode ter acesso a informações importantes na investigação.
    
O depoimento de Abujamra estava marcado para a última quinta-feira (12), mas ele não compareceu, alegando que estava em repouso absoluto por recomendação médica. O departamento jurídico da Dataprom encaminhou um documento para a CPI afirmando que Abujamra se submeteu, no dia 9 de setembro, a um procedimento cirúrgico e que, por recomendação do cirurgião dentista que o operou, o diretor deveria permanecer em repouso até a próxima terça-feira, dia 17 de setembro.

Linhas de investigação

Com o objetivo de tentar baixar a tarifa, a CPI do Transporte Coletivo está focada em quatro pilares de investigação. Um deles é o suposto lucro excessivo das empresas, que, segundo Bernardi, deve passar de R$ 100 milhões. O segundo é o processo licitatório, com indícios de irregularidades. Há a desconfiança, entre os integrantes do colegiado, de que foram concedidos benefícios para empresas que já estavam no sistema.
    
Investiga-se também a composição tarifária. “Há suspeita de superfaturamento no processo de manutenção das catracas, conforme admitiu a Dataprom”, complementou o presidente da CPI. A quarta linha de investigação é sobre a suspeita de falta de recolhimento do Imposto Sobre Serviços (ISS) das empresas do sistema.
    
O colegiado tem Serginho do Posto (PSDB) na vice-presidência e Valdemir Soares (PRB) como vice-relator. A CPI também reúne os vereadores Chicarelli (PSDC), Chico do Uberaba (PMN), Cristiano Santos (PV), Geovane Fernandes (PTB), Mauro Ignacio (PSB), Noemia Rocha (PMDB), Paulo Rink (PPS) e Tiago Gevert (PSC).

Confira a página do site da Câmara que centraliza as informações relativas ao trabalho da comissão.

SERVIÇO:

Data: 18/09/2013 (quarta-feira)
Hora: 18 horas
Local: Plenário da Câmara Municipal de Curitiba (Anexo II)