PAUTA DIA 11 (QUARTA-FEIRA), 14H: SEMINÁRIO SOBRE PRECONCEITO RELIGIOSO
Nesta quarta-feira (11), às 14 horas, no auditório da Câmara Municipal de Curitiba, acontece o Seminário sobre Preconceito Religioso. A iniciativa é da vereadora Carla Pimentel (PSC). Segundo a parlamentar, o objetivo é debater todas as formas de preconceito e discriminação sofridas pelas mais diversas religiões e buscar soluções para a cultura da paz. O evento propõe, ainda, o debate sobre o ensino religioso nas escolas públicas de Curitiba e a leitura da Bíblia como material pedagógico, nas instituições de ensino do município.
A vereadora também pretende que o seminário discuta a laicidade do Estado. “Há uma tentativa de distorcer o significado de Estado Laico. O termo não significa que o Estado seja ateu ou agnóstico”, afirma Carla Pimentel. Ela lembra que Estado Laico significa estar desvinculado de qualquer incidência direta das religiões. “No entanto, a democracia nos garante a convivência de todos os cidadãos, mesmo que com convicções diferentes. E como cristãos, representamos a maioria da população brasileira e nossa voz precisa ser ecoada, com o devido respeito às minorias, que também têm todo o direito a representatividade”, explica. A vereadora destaca, ainda, que a Constituição Federal garante o respeito à liberdade religiosa e intolerância é crime.
Segundo a vereadora, a decisão de promover um debate sobre o tema deu-se em função dela mesma ser vítima de preconceito religioso. “Desde que assumi o mandato como vereadora, no início de 2013, todos os meus projetos têm sido alvo de críticas pesadas porque sou crente, missionária da Igreja Evangélica Assembleia de Deus. Tenho sentido esse preconceito na pele”, garante Pimentel.
Confirmaram presença para a mesa de autoridades no evento, o pastor Paulo Kempfer, das Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus; o padre Volnei Carlos Campos, da Mitra da Arquidiocese de Curitiba; o advogado Acyr Gerone, presidente da Comissão de Liberdade Religiosa da OAB/PR; Gamal Fouad El Oumairi, diretor religioso da Sociedade Beneficente Muçulmana do Paraná; o monge Eduardo Sassaki, da Comunidade Budista do Paraná; o Rabino Pablo Berman, da Comunidade Israelita do Paraná; Sylvio Fausto Gil Filho, professor da Universidade Federal do Paraná e vice-presidente da Assintec (Associação Inter Religiosa de Educação); e o professor Eloi Correia dos Santos, técnico pedagógico de ensino religioso da Secretaria de Estado da Educação do Paraná.
SERVIÇO:
SEMINÁRIO SOBRE PRECONCEITO RELIGIOSO
Dia 11 (quarta-feira)
Horário: 14 horas
Local: Auditório do Anexo II da Câmara Municipal de Curitiba
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba