Paulo Bernardo recebe cidadania curitibana

por Assessoria Comunicação publicado 02/06/2009 15h35, última modificação 24/06/2021 08h33

Em solenidade prestigiada por lideranças políticas de todo o País, a Câmara Municipal de Curitiba entregou, na noite desta segunda-feira (1º), o título de cidadão honorário ao ministro do Planejamento, Paulo Bernardo Silva. A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Casa, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), atendendo proposta de autoria do vereador Pedro Paulo (PT).
Sério, competente, leal, valente, franco e comprometido são algumas qualidades do nosso homenageado", disse Pedro Paulo. O parlamentar falou da construção e consolidação de projetos no Brasil, afirmando que o governo Lula e o ministro estão realizando juntos um trabalho inigualável. "Nunca antes o povo teve sua auto-estima tão elevada e sua cidadania em franco processo de evolução", destacou, enaltecendo o compromisso de Paulo Bernardo com a classe trabalhadora e os segmentos que constróem a riqueza nacional. Finalizou falando da trajetória do ministro desde os tempos de estudante.
Militância
O início da militância política de Paulo Bernardo foi durante o movimento estudantil na ditadura militar. O ministro, que nasceu em Ribeirão Preto, foi morar em São Paulo depois de aprovado em concurso para o Banco do Brasil. Em 1982, foi transferido para o Paraná. Filiou-se ao Partido dos Trabalhadores em 1985.
Em 1990, foi eleito deputado federal pelo PT paranaense e participou da elaboração do mapa da fome no Brasil na Comissão de Orçamento do Congresso Nacional. Reeleito em 1994, deixou o cargo para assumir a Secretaria de Fazenda de Londrina. Também foi secretário de Fazenda do Estado do Mato Grosso do Sul. No Congresso Nacional, atuou como membro titular e suplente da várias comissões especiais e permanentes. Foi presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos e Fiscalização. É ministro do Planejamento do governo Lula desde 2005.
Acolhimento
Paulo Bernardo agradeceu as autoridades, amigos e companheiros militantes que o prestigiavam na sessão. "Sou privilegiado em receber essa homenagem do povo de Curitiba. Algumas cidades ficam no coração da gente. O lugar em que se nasce e cresce, por exemplo. Outras passam a ser nossas", disse, salientando sentir-se lisonjeado com o acolhimento que teve em Curitiba e que fez dela sua cidade. "Cada vez que penso em lar, penso em Curitiba, cidade invejada, referência no País e fora dele." Paulo Bernardo lembrou dos desafios a serem superados na preparação do município para a Copa 2014 e destacou que, como cidadão curitibano, vai trabalhar com tenacidade e investimentos de vulto para que Curitiba recebe o Mundial da melhor forma.
Além dos vereadores, prestigiaram o evento o prefeito Beto Richa, o vice-prefeito, Luciano Ducci; o procurador-geral de Justiça do Estado, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, deputado federal Ricardo Barros (PP), deputado estadual Elton Welter, o reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Clemente Ivo Juliato; a presidente do diretório regional do PT Paraná., Gleisi Hoffmann; o prefeito de São José dos Pinhais, Ivan Rodrigues; de Campo Largo, Edson Basso; o secretário municipal do Trabalho, Jorge Bernardi, e representantes do corpo consular.