Pastoral da Saúde de Curitiba recebe homenagem na Câmara de Vereadores

por Sophia Gama*, especial para a CMC — publicado 04/05/2022 17h40, última modificação 05/05/2022 08h14
A iniciativa foi do vereador Tito Zeglin, que também realizou outra entrega, do prêmio Divulgação e Cultura. Além disso, outras homenagens foram concedidas e debatidas nesta semana.
Pastoral da Saúde de Curitiba recebe homenagem na Câmara de Vereadores

Tito Zeglin junto com os representantes da Pastoral da Saúde, que acompanharam a sessão desta quarta. (Rodrigo Fonseca/CMC)

Os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) concederam, durante a sessão desta quarta-feira (4), o prêmio Pablo Neruda de Direitos Humanos à Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Curitiba. Por iniciativa de Tito Zeglin (PDT), a pastoral recebe a homenagem direcionada a personalidades e entidades não governamentais de destaque na luta pelo direito à liberdade ideológica, de credo religioso, de opinião, pela democracia e pela justiça social (103.00017.2020). 

“A Pastoral da Saúde foi criada em 1986, devido a grande preocupação com a saúde, para além dos cuidados com os enfermos, vindo ao encontro da proposta de João Paulo II, que entendeu que a saúde vai além da nossa compreensão e percepção humana”, explicou Zeglin. 

O vereador ainda entregou outro prêmio durante o pequeno expediente de quarta-feira. O prêmio Cultura e Divulgação de Curitiba foi concedido ao jornalista e mestre em artes, Ulisses Iarochinski (027.00005.2020). 

Além de jornalista e mestre em artes, Iarochinski é também doutor em história, ator e cineasta. Tito Zeglin contou sobre o currículo do profissional, que graduou-se em 1982 na UFPR e possui dezenas de trabalhos no teatro, na TV, no cinema, no rádio e no jornalismo, além de 10 livros publicados. 

Ambos os prêmios entregues nesta quarta por Zeglin foram votados e aprovados em 2020, porém, devido à pandemia, foram entregues apenas nesta semana.

 

Outras entregas
Também na sessão de quarta, outro vereador que entregou o prêmio Pablo Neruda de Direitos Humanos foi Herivelto Oliveira (Cidadania). O homenageado foi o vice-presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/PR, André Luiz Nunes da Silva (103.00002.2021). 

André Luiz é formado em Direito e mestre em Direitos Humanos e Democracia pela UFPR, já atuou como professor de Direitos Humanos nas faculdades Campo Real em Guarapuava e Opet em Curitiba, trabalhou também como assessor jurídico em diferentes sindicatos e foi assessor de gabinete do ex-prefeito Gustavo Fruet (2013-2016). 

A última entrega da sessão de quarta-feira foi feita pelo presidente da Câmara de Vereadores, Tico Kuzma, que concedeu votos de congratulações e aplausos ao pastor Levi Castro da Silva. A homenagem vem para parabenizar o pastor pelo lançamento de seu livro “O Segredo do Êxito" (077.00300.2019). 

“O Segredo do Êxito" é um livro que traz orientação e edificação às pessoas, nele é abordado vários assuntos em diversos aspectos, vida social, familiar, religiosa e psicológica. O livro é dedicado às pessoas  que estão passando por circunstâncias adversas na vida, drogadição, miséria, religiosidade. Ele mostra que em Deus é possível superar tudo”, explicou Kuzma. 

Já na sessão plenária de terça-feira (3), os vereadores concederam a honraria de Consagração Pública Municipal à empresa de alimentos Pé Vermelho. Indicação de Zezinho Sabará (União), a empresa homenageada funciona na Cidade Industrial de Curitiba desde 1998 (022.00007.2020). 

“O nome Pé Vermelho foi uma homenagem às pessoas advindas do norte do Paraná, inclusive seus sócios, quatro irmãos naturais da cidade de Barbosa Ferraz”, explicou o vereador. “O início das atividades foi tímido, atendendo a pequenos estabelecimentos comerciais. Hoje, atende grandes redes de supermercados, além de pequenos varejos, cestas básicas e distribuidoras de produtos alimentícios. Também exporta seus produtos para diversos países como Itália, Portugal, Índia, Paquistão, China, Sri-Lanka, Egito, entre outros”, completou Zezinho Sabará. 

O prêmio de Consagração Pública Municipal pode ser entregue para pessoas jurídicas de direito privado que tenham se destacado pela qualidade, produtividade, tecnologia, métodos, sistemas, preocupação com o meio ambiente e solução de problemas sociais e comunitários, por exemplo. 

Outra homenagem entregue na sessão de terça foi por iniciativa do vereador Ezequias Barros (PMB), que concedeu o diploma de votos de congratulações e aplausos aos novos chefes de cozinha do Centro Europeu. Quatro dos doze formandos da turma de março de 2021 acompanharam a sessão na CMC (077.00078.2022). 

“Em reconhecimento a todo trabalho e esforço, solicitamos tal homenagem aos novos chefs da nossa Curitiba, que enriquecerão ainda mais a rica gastronomia da cidade”, justificou o vereador. 

Na segunda-feira (2) apenas um vereador realizou a entrega de homenagem. Sidnei Toaldo (Patriota) concedeu o diploma de Votos de Louvor ao lava car Wow, pela contribuição do estabelecimento no enfrentamento à pandemia (077.00124.2022). 

“Mesmo com apenas duas unidades no início da pandemia, a Wow não se omitiu e prontamente se disponibilizou a lavar ambulâncias gratuitamente e posteriormente carros de médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde”, destacou Sidnei Toaldo. 

Votos debatidos
Fechando as homenagens desta semana, o vereador Mauro Bobato (Pode) teve seu requerimento aprovado, para entregar votos de congratulações e aplausos ao Coritiba Foot Ball Club e ao Instituto ICO pela ação social para construir salas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

O time vai leiloar as camisas usadas no título do Campeonato Paranaense 2022, e o valor arrecadado será destinado à construção de uma sala de acomodação sensorial, destinada a pessoas autistas e familiares, dentro do Couto Pereira (077.00183.2022). 

É possível conferir os debates e as entregas das homenagens nos canais da CMC no Youtube, no Twitter e no Facebook. Lá você também pode acompanhar as sessões plenárias, as reuniões das comissões, as audiências públicas e outras atividades do Legislativo. 

*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Sophia Gama*, especial para a CMC

Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato

Revisão: Vanusa Paiva