Pastor recebe título de cidadão curitibano

por Assessoria Comunicação publicado 23/06/2010 16h50, última modificação 30/06/2021 08h14
Representante da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, o pastor Ival Teodoro da Silva recebeu o título de cidadão honorário de Curitiba noite desta terça-feira (22). A solenidade, no Legislativo municipal, foi iniciativa da vereadora Mara Lima (PSDB) e reuniu diversos membros e autoridades evangélicas de todo o Paraná. Durante a cerimônia, também foi entregue ao pastor Ival da Silva, presidente da Convenção das Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus no Estado do Paraná (Cieadep), o certificado de utilidade pública.
Considerado pela parlamentar o maior líder eclesiástico no Estado, Mara Lima pontuou as passagens da vida do pastor, nascido em Martinópolis (SP) e que já trabalhou em sete igrejas no Paraná. Atualmente, preside a Igreja Assembleia de Deus em São José dos Pinhais e é vice-presidente da União de Ministros das Assembleias de Deus dos Estados do Sul do Brasil (Umadersul), presidente do Conselho Deliberativo da Fundação de Previdência Assembleia de Deus (Funpadepar) e da Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (Facel). É diretor e apresentador do programa  Momentos de Vitória, na TV Bandeirantes, diretor dos programas de rádio da Cieadep e da Assembleia de Deus de São José dos Pinhais e presidente do Campo Eclesiástico de São José dos Pinhais e da Associação Mão Amiga de São José dos Pinhais.
Mara Lima disse que “a trajetória de vida do pastor Ival no ministério eclesiástico foi árdua, mas certamente seu exemplo servirá de estímulo para outros obreiros e missionários jovens que estão iniciando na mesma missão”, considerou.
No discurso, o pastor Ival destacou que, há 40 anos na evangelização, participa de ações de inclusão social realizadas pela Igreja. “A Igreja Evangélica é composta por grande número de ex-presos, ex-traficantes e ex-prostitutas, entre outros, que foram excluídos da sociedade e encontraram na Igreja a mudança para suas vidas”, ressaltou. De acordo com o pastor Ival, a Igreja Evangélica completa, em 2011, 100 anos no Brasil com quase 20 milhões de adeptos, sendo 380 mil somente no Paraná.
Durante a solenidade, o coral Harmonia Pentecostal, regido pelo maestro Alessandro de Oliveira, encantou a plateia com suas músicas. Ainda, Peterson de Almeida, neto do homenageado, também cantou aos presentes, abrilhantando a solenidade.
Presenças
Compuseram a mesa de autoridades na solenidade, presidida pelo segundo-secretário da Casa, vereador Sabino Picolo (DEM), a vereadora Mara Lima, pastor Moisés Lacour, primeiro vice-presidente da Cieadep; Fabio Mariano de Oliveira, tenente-coronel do 6o Agrupamento do Corpo de Bombeiros; pastor Ival da Silva, deputado federal Hidekazu Takayama, pastor Manoel Caetano da Costa, presidente da Comissão de Transferência da Cieadep; Ariadne Poplade Ferreira Alcântara, assistente social do Núcleo Regional Boqueirão, representando a presidente da Fundação de Ação Social, Fernanda Richa, e Aparecida Alves da Silva, esposa do homenageado e presidente da União das Esposas e Ministros do Estado do Paraná.
Também prestigiaram a solenidade o pastor Rodrigo Santos Siqueira, da Assembleia de Deus em Colombo; Hércules Alves de Carvalho, major do Corpo de Bombeiros; Luciano Camargo, diretor administrativo da Funpadepar; presbítero Sandro Miguel, secretário adjunto da Cieadep; pastor José Domingos Martins, presidente da Assembleia de Deus de Arapoti; Eunice Zacharow, representando a Sociedade Evangélica Beneficente de Curitiba, e o pastor Silas Barbosa e Silva.