Pastor Oliveira é Cidadão Honorário

por Assessoria Comunicação publicado 06/12/2004 00h00, última modificação 17/05/2021 17h45

A Câmara Municipal realizou, na noite de sexta-feira (03), a sessão solene de entrega do título de Cidadão Honorário para o deputado federal Pastor Oliveira Filho (PL). A homenagem, uma iniciativa dos vereadores Jairo Marcelino (PDT) e Jônatas Pirkiel (PL), contou com a presença de familiares, amigos, irmãos evangélicos e diversas autoridades. A cerimônia, conduzida pelo segundo vice-presidente da Casa, vereador Sabino Picolo (PFL), foi abrilhantada pela cantora Mara Souza e pelo tecladista Luiz Felipe.
Em seu discurso de saudação, Jônatas Pirkiel discorreu sobre a vida do homenageado, que nasceu no Rio de Janeiro, em 1957, destacando as várias profissões que exerceu, entre as quais as de engraxate, office-boy, mensageiro, escriturário e motorista de táxi, até seu ingresso na vida ministerial, sendo consagrado, aos 23 anos, pastor da Igreja Assembléia de Deus. Enalteceu o trabalho desenvolvido por Oliveira junto às comunidades pobres e sua ida para a Igreja Universal do Reino de Deus, onde começou a ensinar a doutrina evangélica. "Na Igreja Universal, sempre desempenhou tarefas importantes, dirigindo a Rádio Miramar, em Lisboa (Portugal); a Rádio Placar, em Porto Alegre, conciliando o ministério com a atividade de comunicador", destacou Pirkiel. Trabalhou, ainda, na Rádio Copacabana, na Rede Record, em São Paulo, e na Rádio Record no Rio Grande do Sul. Depois de sua passagem pela Europa, voltou para o Brasil, em 1994, e veio morar em Curitiba, onde passou a dirigir a Rádio Atalaia e fundou a Rádio Gospel FM.
Carreira política
O vereador falou, também, sobre o trabalho social desenvolvido pelo homenageado em várias regiões de Curitiba e de sua carreira política. Oliveira Filho foi eleito vereador em 1996 e, dois anos depois, deputado federal, sendo reeleito em 2002, com expressiva votação. Atualmente, é presidente do Partido Liberal no Paraná, onde está conduzindo um dos mais arrojados projetos políticos do Estado, segundo Jônatas Pirkeil. "É um homem que jamais se sentiu vencido. Seu exemplo está na intenção e na finalidade das ações, mais nos feitos do que nas palavras", afirmou o parlamentar.
Depois de receber o título, o homenageado destacou, em seu discurso, a alegria de estar recebendo a honraria, já que Curitiba o acolheu, aceitou e adotou com muito carinho. Disse que é uma cidade especial, onde criou seus filhos e fez muitos amigos. Agradeceu seus familiares, que sempre o incentivaram, e amigos presentes nos momentos importantes de sua vida. Falou, ainda, da felicidade que estava sentindo ao retornar à Casa que lhe traz tantas boas lembranças e proferiu uma prece pedindo paz, saúde e bem-estar para todos os moradores da cidade.
Presenças
Compareceram à solenidade o deputado estadual Edson da Silva Praczyck; o prefeito de Guarapuava, Victor Hugo Burko; o presidente da Câmara Municipal de Londrina, vereador Orlando Bonilha; o tenente Rodrigo Showmberger, representando o coronel Mario Yoshio, os vereadores Pastor Valdemir Soares (PL), Julieta Reis (PFL), Rui Hara (PSDB) e o vereador eleito Gilso de Freitas (PL), também pastor.