Passos sugere programa de conscientização do ciclista
A implantação de um programa de conscientização do ciclista é sugerida pelo vereador André Passos (PT). Acompanhado do ciclista Christian Mendez e do empresário do ramo de bicicletas, José Américo Reis Vieira, o parlamentar esteve reunido, na última semana, com o diretor-geral do Detran, Marcelo Almeida, quando o tema foi discutido.
A preocupação de Passos se deve ao fato de muitos ciclistas se envolverem em acidentes de trânsito, alguns fatais. A proposta visa a conscientização das normas de trânsito. É um programa educativo, mostrando a importância de se usar capacete e de colocar faixa luminosa nas bicicletas. São pequenos detalhes que salvam vidas, salienta o vereador.
André Passos diz, ainda, que estuda a possibilidade de parcerias, para que sejam distribuídos capacetes aos ciclistas que não têm condições de adquirir o equipamento. Na próxima semana, haverá uma nova reunião, para debater formas de viabilizar o projeto.
Código de trânsito
O Código Brasileiro de Trânsito prevê normas de circulação e conduta para os ciclistas quando estão em vias públicas. De acordo com o artigo 59, nas vias urbanas e rurais de pista dupla, o ciclista deve andar na beira da pista no mesmo sentido de circulação quando não houver ciclovia ou acostamento.
Caso o ciclista esteja apenas empurrando a bicicleta, se equipara ao pedestre em direitos e deveres. Somente nestes casos, ou quando estiver autorizado pelo órgão de trânsito local, é que pode utilizar a calçada.
São obrigatórios nas bicicletas a campainha, os equipamentos de sinalização noturna e o espelho do lado esquerdo. Os fabricantes e importadores devem vender as bicicletas com todos os itens obrigatórios de segurança.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba