Passarela em rodovia pode prevenir acidentes

por Assessoria Comunicação publicado 25/05/2010 19h55, última modificação 29/06/2021 12h01
Tráfego intenso de veículos e em alta velocidade pela Rodovia dos Minérios impõe a construção de uma passarela para pedestres, segundo pedido feito pelo vereador Jairo Marcelino (PDT) nesta semana, na Câmara de Curitiba. O local onde o parlamentar pede o equipamento ainda está dentro do perímetro urbano da capital. Portanto, a reivindicação em nome de moradores e usuários, foi endereçada à Secretaria Municipal de Obras Públicas.
A passarela ligaria as ruas Prosdócimo Lago e Carmelina Cavassin, prevenindo acidentes e o transtorno diário para centenas de pessoas, que têm necessidade de transpor a via por onde circulam automóveis e, principalmente, veículos pesados, como os das linhas de transporte coletivo que ligam o centro da cidade a Rio Branco do Sul, na região metropolitana.
Semáforo

A implantação de um semáforo, passagem elevada ou qualquer outro tipo de instrumento adequado que obrigue motoristas a transitar em velocidade compatível com os limites previstos pela legislação de trânsito também foi solicitada pelo vereador Jairo Marcelino nesta semana. O parlamentar aponta problema que acontece nas ruas Pretextato Taborda Júnior e Ulisses Vieira, entre os bairros Santa Quitéria e Portão.
O pedido, de acordo com o vereador, pretende atender solicitação de moradores e comerciantes estabelecidos nas proximidades. No local têm sido frequentes acidentes que colocam em risco a vida dos pedestres, sobretudo crianças, que são obrigadas a transitar por ali na ida ou retorno da escola.
Jairo Marcelino explica que há poucos dias ocorreu um grave acidente neste local. O veículo caiu depois de capotar algumas vezes, exatamente no lugar onde as crianças normalmente passam. “Se elas estivessem ali nesse dia, teriam certamente sido esmagadas”, alertou o vereador. O parlamentar explicou, ainda, que a reivindicação dos moradores e comerciantes “aponta para a necessidade de providências urgentes em defesa da segurança do curitibano”.