Passarela, caminhada e mais notas do dia 18 de abril

por Mauricio Geronasso*, especial para a CMC | Revisão: Brunno Abati* — publicado 18/04/2023 12h26, última modificação 18/04/2023 12h27
Pronunciamentos, requerimentos do pequeno expediente, registros, visitas à CMC e outros conteúdos do plenário.
Passarela, caminhada e mais notas do dia 18 de abril

Notas da sessão plenária do dia 19 de abril. (Arte: Arquivo/CMC)

Passarela*
Mauro Ignácio (União) usou a tribuna da CMC para questionar a responsabilidade técnica de manutenção da passarela ecológica, situada na BR 277 entre a entrada do parque Barigui e a J. Malucelli. “Essa passarela foi construída há quase 10 anos. Agora, precisamos fazer papel de detetives para descobrir quem é o responsável pela manutenção desse espaço”, criticou. A insegurança do local também foi citada pelo parlamentar: “já fizemos diversos pedidos à policia militar e à guarda municipal para ações mais efetivas neste local”, disse Ignácio. “É um jogo de empurra-empurra; a passarela está abandonada. Isso é uma vergonha para a cidade de Curitiba”, conclui.

>> Confira os debates na íntegra no YouTube da CMC.

Caminhada*
Tito Zeglin (PDT) registrou a realização, no último domingo (16) da 26° Caminhada Vocacional, organizada pelos Padres Marianos da Imaculada Conceição. “Saímos às 6 horas da manhã da Igreja São Jorge, com destino ao Santuário da Divina Misericórdia, no bairro do Umbará. Mais de 3.000 pessoas caminharam juntas em comemoração à festa da Divina Misericórdia”, celebrou Zeglin. Essa caminhada devocional faz parte das comemorações da festa da Divina Misericórdia, o primeiro santuário dedicado à Divina no Brasil. “O Papa João Paulo II, nos últimos anos de sua vida, sacramentou o dia desta festa”, disse. A festa é celebrada sempre no primeiro domingo após a Páscoa. “Agradeço a todas as instituições que participaram do evento e nos deram segurança durante a caminhada”, finalizou.

Trânsito*
O vereador João da 5 Irmãos (União) solicita informações à Prefeitura de Curitiba sobre a previsão para abertura de nova via entre as ruas São Bartolomeu e São Felipe, no bairro Cajuru (062.00257.2023).

Linha Verde*
A vereadora Indiara Barbosa (Novo) solicita informações à Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) sobre o andamento do cronograma das obras na linha verde. A parlamentar alega atraso na execução do plano de obras apresentado anteriormente, no qual se percebe que, em 7 meses, apenas 8,96% do previsto foi executado (062.00258.2023).

Aeroporto*
A quantidade de linhas de ônibus que fazem o percurso Curitiba/Aeroporto, bem como a responsabilidade da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) sob essas linhas, fazem parte do pedido de informações à Urbanização de Curitiba (Urbs) protocolado pelo vereador Herivelto Oliveira (Cidadania) na CMC (062.00259.2023).

Ferroeste*
Em pedido de informações oficiais, o vereador Pastor Marciano Alves (Solidariedade) questiona o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) sobre o andamento do projeto da nova Ferroeste e as providências que estão sendo tomadas para solucionar o problema da linha férrea em área urbana (062.00260.2023).

Iluminação*
Em pedido de informações oficiais, o vereador Nori Seto (PP) questiona a Prefeitura de Curitiba sobre a destinação que será dada às lâmpadas de vapor de sódio após a substituição na rede de iluminação pública por luminárias Led. O parlamentar questiona os custos da destinação, visto se tratar de material que contém substância tóxica e devem ser tratados de forma segregada (062.00261.2023).

Trens*
Professor Euler (MDB) questiona a Prefeitura de Curitiba sobre as estatísticas de acidentes ferroviários envolvendo pedestres e veículos entre os anos de 2017 e 2023. O vereador pede, ainda, esclarecimentos sobre a responsabilidade dessas linhas, bem como pela sinalização dos cruzamentos (062.00262.2023).

Enchentes*
Requerimento da vereadora Giorgia Prates – Mandata Preta (PT) faz questionamentos à Prefeitura de Curitiba sobre as obras de enfrentamento e de prevenção de enchentes no bairro Parolim. A vereadora pede, ainda, esclarecimentos sobre os processos de regularização de terrenos no bairro (062.00263.2023).

Registros I*
O vereador Ezequias Barros (PMB) agradeceu a CMC por abrir as portas para a homenagem prestada aos profissionais da saúde que morreram durante o enfrentamento da pandemia. “Foi um momento emocionante. Agradeço ao vereador Osias por presidir tão importante sessão”, disse. A sessão solene que homenageou os profissionais na luta contra a covid-19 ocorreu na quarta-feira (12), no Palácio Rio Branco (leia aqui).

Registros II*
O aniversário do vereador Dalton Borba (PDT), comemorado nessa terça-feira (18), foi lembrado em plenário. Em um momento de descontração, os parlamentares e os servidores da casa cantaram parabéns para o vereador. 

Visitas*
Foi registrada a presença em plenário, pelo vereador Ezequias Barros (PMB), do Pastor Thiago Oliveira Santos, da Igreja Avivamento. Também foi registrada a visita da vereadora Gabriela Andrade (PL), da cidade de Ortigueira, recepcionada em plenário por Pier Petruzziello (PP).

Minuto de silêncio*
A pedido do vereador Leonidas Dias (Solidariedade), o plenário observou um minuto de silêncio pelo falecimento do líder comunitário Amilton Anselmo, ocorrido na última segunda-feira (17). Também foi incluído na homenagem, a pedido do vereador Bruno Pessuti (Podemos), o nome de Albina Macho Carbone, mãe do secretário de estado Rogério Carbone. O falecimento de Gennaro Nicolella, pioneiro da cozinha italiana em Curitiba, também foi lamentado em plenário por Tito Zeglin (PDT) e por Alexandre Leprevost (Solidariedade).

Nota de pesar*
O vereador Rodrigo Braga Reis (União) manifestou seu pesar pelo falecimento, ocorrido na última segunda-feira (17), de Antônio Aristides Colaço, aos 76 anos de idade (078.00011.2023).

*Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
*Notas revisadas pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba