Parzianello assina convênio com a Câmara para combate às drogas

por Assessoria Comunicação publicado 23/06/2004 00h00, última modificação 12/04/2021 15h49

O secretário de Justiça do Paraná, Aldo José Parzianello, esteve na Câmara Municipal de Curitiba, na tarde desta quarta-feira (23), para assinar com o presidente da Casa, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), termo de cooperação técnica entre os dois poderes para promover e divulgar o Projeto 181 – Narcodenúncia, agora de dimensão nacional, e apresentar os primeiros resultados do Programa Educativo Proerd, ambos preventivos e estratégicos no combate ao uso de drogas.
A parceria entre os poderes será de fundamental importância como medida multiplicadora de ações que envolvem os dois projetos. Através do Narcodenúncia, que é um serviço gratuito e com sigilo garantido, de 2003 até agora já foram apreendidas grandes quantidades de diversos tipos de drogas. Entre as principais, o crack e a maconha, com aproximadamente 52 toneladas.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) vem sendo, desde a sua instituição, desenvolvido em todos os Estados pela Polícia Militar, em parceria com as secretarias de Educação, Segurança Pública, Justiça e Cidadania, secretarias municipais e escolas.
Comad
A data de ontem tornou-se histórica nas ações de combate ao uso de drogas. Além da assinatura do convênio, ocorreu a aprovação do Conselho Municipal Antidrogas, o Comad, projeto de autoria do vereador André Passos (PT), que também irá desenvolver ações relacionadas à prevenção ao uso de drogas. Ao saudar Parzianello, Passos ressaltou a importância “do estabelecimento de políticas que atuem na educação, prevenção e combate às drogas”. O líder da oposição na Câmara, vereador Pedro Paulo Costa (PT), acredita nos bons resultados destas ações.
Multiplicadores
Alunos da Escola Estadual Ernani Vidal e dos clubes do Proerd de Araucária e Campo Largo, que se tornaram multiplicadores, acompanharam o secretário e a equipe da Polícia Militar, que responde pela aplicação do programa no Estado. O 1º tenente Dalton Gean Perovano e a major Rita Aparecida de Oliveira esclareceram aos vereadores todos os detalhes que envolvem o projeto 181 – Narcodenúncia e o Proerd.
Antes da nacionalização do Narcodenúncia, o número utilizado era o 161.
No próximo dia 29, será realizada, no quartel do Comando Geral da Polícia Militar, a formatura da primeira turma do Proerd, com oito mil crianças.