Parturiente deve ter direito a acompanhante

por Assessoria Comunicação publicado 12/02/2007 18h35, última modificação 15/06/2021 08h37
Projeto do vereador Pastor Gilso de Freitas (PL) prevê a permissão de acompanhante junto à parturiente durante o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato nos hospitais e maternidades do Sistema Único de Saúde (SUS) da rede própria ou conveniada.
Segundo o parlamentar, “o momento do parto é, comprovadamente, o período que marca a mulher física e psicologicamente. E, ao longo dos tempos, este processo tornou-se evento excessivamente frio e técnico. Assim, a mulher passa, sozinha, por momento de profundo estresse emocional e físico. A presença de acompanhante de sua escolha contribui para aumentar o conforto e segurança da gestante”.
Gilso de Freitas destaca, ainda, que “a experiência vem obtendo sucesso no Brasil, sendo plenamente aceita pelas parturientes e seus familiares”. O projeto, em apreciação na Câmara de Curitiba, segue lei federal que “institui o direito às parturientes de ter acompanhante durante todo o trabalho de parto”. Com a medida, o vereador contribui para agilizar o cumprimento da lei.