“Participação da Câmara será decisiva para o Plano Diretor”, diz presidente do IPPUC

por Assessoria Comunicação publicado 12/02/2014 17h50, última modificação 22/09/2021 07h09
A participação da Câmara nas discussões em torno do novo Plano Diretor de Curitiba ao longo do ano de 2014 foi incentivada pelo presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), Sérgio Póvoa Pires, na tarde desta quarta-feira (12). A presença de Póvoa na Câmara Municipal foi em atendimento a um pedido de informações formulado pelo vereador Jonny Stica (PT), presidente da Comissão Permanente de Urbanismo e Obras Públicas.

“A presença do presidente do IPPUC no sentido de estabelecer um diálogo franco com os vereadores, certamente demonstra vontade política para tornar o debate em torno do novo Plano Diretor o mais democrático possível”, afirmou Jonny Stica. Ainda segundo ele, “a ideia é que a Câmara possa fornecer subsídios às discussões e influencie nos direcionamentos que a cidade adotará pelos próximos dez anos”.

Sérgio Póvoa Pires lembrou que o Plano Diretor engloba aspectos diversos da vida urbana. “Portanto, é necessário esclarecer à população que o debate sobre tal planejamento diz respeito a ações que terão efeito por um longo período de tempo, e não a questões pontuais e episódicas”. Segundo Pires, o IPPUC, busca um “Plano Cidadão” e tal resultado só será conseguido com ampla e consciente participação das muitas entidades administrativas como a Câmara Municipal e as representações populares”.

Para o presidente da Câmara, vereador Paulo Salamuni (PV), é imprescindível que a Câmara participe ativamente do planejamento das ações e programas que serão implantados nos próximos dez anos. “Falamos aqui de mobilidade, saneamento, descarte de lixo e toda uma série de questões, cujo estudo minucioso será decisivo para a cidade que queremos”. Salamuni ainda ressaltou que o debate sobre este planejamento só terá legitimidade na medida em que levar em consideração o que a população tem a manifestar. “O destinatário final de todos os melhoramentos que serão resultantes do novo planejamento será a população, portanto, natural que ela tenha voz ativa neste processo”, frisou Salamuni. 

Também estiveram presentes à reunião os vereadores Serginho do Posto e Felipe Braga Côrtes do PSDB, Pedro Paulo (PT), Helio Wirbiski (PPS) e Bruno Pessuti (PSC).