Parques terão Unidade de Saúde Avançada

por Assessoria Comunicação publicado 16/05/2007 18h40, última modificação 16/06/2021 08h55
Foi aprovado nesta quarta-feira (16), na Câmara de Curitiba, projeto de lei de autoria da vereadora Nely Almeida (PSDB) que cria Unidades de Saúde Avançada (USA) nos parques municipais. Segundo a parlamentar, a idéia é prestar atendimentos de emergência ou primeiros socorros às pessoas que praticam esportes nestes locais da cidade, evitando possíveis complicações por problemas cardíacos ou outro tipo de mal súbito. Também deverão ser prestados esclarecimentos sobre os benefícios e riscos da atividade física para a saúde.
A proposta prevê que a unidade deverá ser devidamente equipada e atender todos os interessados. “Muitas pessoas têm problemas cardíacos, colesterol alto, diabetes e outras doenças que causam mal súbito e não sabem. Ao praticar esportes, ao invés de prevenir doenças, se expõem a iminentes riscos”, justificou Nely.
A unidade poderá ser itinerante ou fixa, atendendo principalmente nos dias de maior movimento, como nos finais de semana. A medida, explicou a vereadora, visa, ainda, ampliar o mercado de trabalho no setor da saúde. “Não há necessidade de contratar médicos experientes. Recém formados e estagiários precisam de oportunidades e são capacitados para esse trabalho. Assim, todos saem ganhando”, finalizou.