Parque Iguaçu pode ser liberado para pesca

por Assessoria Comunicação publicado 21/10/2009 17h45, última modificação 28/06/2021 07h56
O setor náutico do Parque Iguaçu, em Curitiba, poderá servir para pesca em fins de semana. Esta é a solicitação feita na Câmara Municipal, nesta semana,  pelo vereador Jairo Marcelino (PDT). O parlamentar está pedindo estudos de viabilidade à prefeitura para que o local seja aberto ao público aos sábados e domingos, quando não houver competição ou treinos.
A ideia de aproveitar o setor náutico do parque  veio dos próprios moradores  do entorno, que, segundo o vereador, “gostariam de usufruir das lagoas nos mais de dois mil metros quadrados de paisagismo”.  O parque que foi criado em 1976  para  preservar o vale do Rio Iguaçu tem ainda, neste setor,  estacionamento e sistema de iluminação.  Ao todo o parque possui aproximadamente 14 quilômetros de extensão com 571 metros de largura e 569 mil metros quadrados  de área total, o que faz do Iguaçu um dos maiores parques urbanos do país. Sua área total é dividida em sete diferentes setores: esportivo, náutico, pesqueiro, bosque natural,  um pomar para o público com  reserva biológica e zoológico. No  setor náutico pode-se  praticar remo, canoagem e vela, inclusive com competições, uma vez que a infra-estrutura possui garagem de barcos, mirante, torre de cronometragem para canoagem, cais e âncora. Os 530 mil metros quadrados do zoológico abrigam  animais nativos e aves migratórias.
Jairo Marcelino lembra que a pescaria é uma das formas de lazer mais apreciada pelo curitibano e que o parque oferece estas condições. Adianta também,  que os interessados em usar o local poderão fazer cadastro na secretaria municipal do Meio Ambiente, para garantir segurança pública  aos frequentadores e à  administração municipal na liberação do espaço.