Parlamento Universitário: líderes indicam membros para comissões
Os estudantes que participam do Parlamento Universitário já se dividiram em blocos partidários, escolheram lideranças e, na semana que vem, simularão reuniões das comissões permanentes. Fruto de uma parceria com estudantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), durante esse recesso parlamentar a Câmara Municipal de Curitiba empresta sua estrutura para que 38 acadêmicos de direito, de cinco instituições de ensino, possam compreender mais a fundo o funcionamento do Legislativo.
A posse, a formação dos blocos parlamentares e a eleição da Mesa Diretora aconteceram na quinta-feira (29). Como os vereadores-universitários optaram por manter a distribuição partidária oriunda das últimas eleições, as siglas em plenário são as mesmas, em número do cotidiano normal da Câmara Municipal – com 19 partidos representados. O Bloco Democrático é o maior, com 18 membros de 8 partidos diferentes (PDT, PSDB, PTB, PSDC, MDB, PV, PT e SD), sendo liderado por Mariana Faxina (MDB). Eles indicaram 3 dos 7 cargos da Mesa Diretora (presidente, 1º secretário e 2º vice-presidente).
Na sequência, com 10 membros, está o Bloco Liberal, formado por PP, PSC, PR, PPS, PRB, Pros e Pode. O líder é Lucas Cabral (PSC). O grupo conquistou 2 cargos na Mesa Diretora, ficando com a 1ª vice-presidência e a 4ª secretaria. É o mesmo espaço conquistado pelo Bloco Independente, que ganhou a 2ª e 3ª secretarias. Formado de última hora, com 8 membros e 3 partidos (PSD, PSB e PRP), eles são liderados por Ariane Tambosi (PSD). Apenas o DEM, com 2 parlamentares, ficou de fora dos blocos.
Essa é a proporcionalidade que será respeitada para a composição das comissões permanentes, que tem reuniões marcadas para as próximas segunda-feira (2), às 14h e às 15h30, e terça-feira (3), a partir das 9h. A simulação da sessão plenária, com os projetos que tiverem o aval dos colegiados, ocorrerá na quarta-feira (4).
Parlamento Universitário
De 28 de junho a 4 de julho, a Câmara de Curitiba empresta sua estrutura ao projeto Parlamento Universitário. Trata-se de uma iniciativa extracurricular organizada pelo PDU (Partido Democrático Universitário, um coletivo de estudantes do curso de direito da UFPR, criado na década de 1950). Essa é a segunda edição do projeto, que foi hospedado antes pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
Depois de lançado um edital, estudantes universitários puderam se “candidatar” a uma das 38 vagas do Parlamento Universitário. Foram 52 interessados, que se submeteram a uma prova para selecionar quem participaria da simulação de mandato parlamentar. Durante essa semana de imersão no processo legislativo, os vereadores-universitários terão o mesmo apoio dispensado aos parlamentares eleitos, com os funcionários do Legislativo instruindo e orientando a proposição e votação de projetos de lei. O resultado será divulgado pela comunicação social do Legislativo.). Essa é a segunda edição do projeto, que foi hospedado antes pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba