Parlamento Universitário: acadêmicos simulam rotina dos vereadores
A Câmara Municipal de Curitiba sediará, nesta e na próxima semana, o Parlamento Universitário, atividade de extensão organizada pelo PDU (Partido Democrático Universitário, da Universidade Federal do Paraná) para eleger 38 vereadores fictícios entre estudantes do curso de Direito. O número de parlamentares acadêmicos é o mesmo da atual legislatura, e as regras para que os projetos tramitem na Câmara serão as mesmas previstas pelo Regimento Interno (RI). Nesta quinta-feira (28), às 9 horas, ocorrerá a posse e a eleição da Mesa. Depois realizarão reuniões de comissões e simulação de votação de projetos de lei.
Para o presidente da Câmara de Curitiba, Serginho do Posto (PSDB), o Parlamento Universitário aproxima o Legislativo dos estudantes das universidades. “O projeto estimula a participação efetiva do jovem na política, fazendo com que ele entenda o funcionamento do parlamento, como se reúnem as comissões e como são debatidos e votados os projetos de lei", disse. Para ele, "a simulação do dia a dia dos vereadores estimula o conhecimento do processo legislativo e amplia a transparência da Câmara”.
Serginho do Posto (PSDB) disponibilizou alguns setores do Legislativo para atender os estudantes, como o Departamento de Processo Legislativo, Cerimonial e Comunicação. “O principal objetivo é a experiência que os estudantes terão, muitos participam de movimentos sociais e partidos, nosso ambiente político é muito intenso na universidade e assim eles podem entender na prática o que acontece”, disse um dos organizadores do Parlamento Universitário Henrique Vale, do PDU.
Além da UFPR, participam acadêmicos de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e da Unicuritiba, que antes de serem eleitos, passaram por uma capacitação. Eles fizeram uma prova sobre o RI e a lei complementar federal 95, de 1998, sobre a elaboração de leis e os que obtiveram melhores resultados foram selecionados. Dentro da Câmara eles vão poder se organizar em blocos parlamentares e escolher lideranças, assim como indicar quem vai compor qual comissão.
Esta não é a primeira vez que ocorre o Parlamento Universitário. Já foram feitas outras duas edições, em 2016 e 2017, na Assembleia Legislativa do Paraná. As horas valem como atividade de extensão, com certificado que conta para a conclusão do curso.
Projetos e votação
Na segunda (2) e na terça (3) da semana que vem, o auditório do anexo 2 sediará as reuniões das comissões, cuja quantidade foi reduzida (existem 10 permanentes oficialmente na Câmara) para que haja tempo hábil para as discussões. O Departamento de Plenário e Processo Legislativo (Deprole) vai auxiliar nas proposições e orientação.
Na quarta-feira (4), às 9 horas da manhã, os projetos que foram acatados nos colegiados serão votados em turno único (oficialmente os projetos passam por dois turnos). A sessão plenária simulada obedecerá as mesmas regras de uma sessão oficial. Os vereadores universitários poderão usar os microfones para se manifestar e o resultado da votação aparecerá no painel eletrônico. A transmissão será feita ao vivo pelo canal do youtube da Câmara.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba