Parlamento Jovem: Câmara promove dinâmica com terceira turma
Nesta sexta-feira (20), a Escola do Legislativo da Câmara Municipal em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) promoveu a primeira dinâmica dos vereadores mirins eleitos para a terceira edição do Parlamento Jovem. A iniciativa, que teve seu início em 2017, reúne estudantes que se propõem a desempenhar de forma simulada as funções de vereança com o intuito de aprender sobre a prática legislativa e o dia a dia de uma Câmara Municipal. Os vereadores mirins tomaram posse no dia 14 de agosto e nos próximos meses participarão de dinâmicas sobre processo legislativo, cujo objetivo é trabalhar a construção da cidadania e a conscientização política dos adolescentes.
Confira o encontro no perfil da Câmara no Youtube. As fotos do evento podem ser encontradas no Flickr da CMC
O vereador Professor Euler (PSD), presidente da Escola do Legislativo, fez uma breve preleção na qual explicou aos alunos sobre como se compõe a Mesa Executiva da Casa. “O presidente da Câmara”, disse ele, “é responsável não só pelo encaminhamento das questões políticas, mas também pela administração da Câmara, que é gerida de forma análoga à uma empresa”. De acordo com Euler, o presidente pode ser substituído em caso de necessidade pelo 1º ou pelo 2º vice-presidente, e é assessorado pelo 1º e pelo 2º secretário. No momento, o cargo de 2º secretário da Câmara é ocupado pelo próprio Euler.
Os partidos dos estudantes já estavam definidos, portanto foram escolhidos os líderes de cada legenda. No caso do Partido Liberdade e Respeito e Dignidade (PLRD) foi escolhida Maria Eduarda Pasqualato Dugonski; no caso do Partido Vida e Saúde (PVS) foi escolhida Jhenifer Santos Teixeira; no caso do Partido Educação e Cultura (PEC) foi escolhida Isabela Cury Marques; no caso do Partido Esporte, Lazer e Integração da Comunidade Escolar (PELICE), foi escolhida Antonia Pinotti von Hartenthal; e no caso do Partido Segurança Pública e Combate à Violência (PSPCV) foi escolhido Pércio Henrique Correa
Os partidos formados pelos estudantes resolveram agrupar-se num bloco único liderado por Antonia Pinotti von Hartenthal. Em seguida foi realizada a escolha dos componentes da Mesa Executiva. Para a presidência foi escolhida Beatriz Gomes; para a 1ª vice-presidência, João Pedro Guimarães Lins; para a 2ª vice-presidência, Antonia Pinotti von Hartenthal; para o 1º secretariado, Maria Eduarda Spake; para o 2º secretariado, Isabela Cury Marques; para o 3º secretariado, Leilane Sanches Zamboni; e para o 4º secretariado, Alisson Felipe da Cruz.
Na próxima dinâmica, que será realizada no dia 10 de outubro, os estudantes poderão se distribuir entre 6 comissões permanentes. Professor Euler sugeriu a criação dos seguintes colegiados: Comissão de Constituição e Justiça (CCJ); Comissão de Educação, Cultura e Turismo; Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte; Comissão de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Metropolitano; e Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública. Por sugestão dos estudantes, será também criada uma Comissão de Urbanismo, Obras Públicas e Tecnologias da Informação. As atividades serão encerradas no dia 13 de novembro numa simulação de sessão plenária na qual serão avaliados projetos elaborados pelos próprios estudantes.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba