Parlamento Jovem: Câmara promove dinâmica com terceira turma

por Assessoria Comunicação publicado 20/09/2019 17h35, última modificação 10/11/2021 09h15

Nesta sexta-feira (20), a Escola do Legislativo da Câmara Municipal em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) promoveu a primeira dinâmica dos vereadores mirins eleitos para a terceira edição do Parlamento Jovem. A iniciativa, que teve seu início em 2017, reúne estudantes que se propõem a desempenhar de forma simulada as funções de vereança com o intuito de aprender sobre a prática legislativa e o dia a dia de uma Câmara Municipal. Os vereadores mirins tomaram posse no dia 14 de agosto e nos próximos meses participarão de dinâmicas sobre processo legislativo, cujo objetivo é trabalhar a construção da cidadania e a conscientização política dos adolescentes.

Confira o encontro no perfil da Câmara no Youtube. As fotos do evento podem ser encontradas no Flickr da CMC

O vereador Professor Euler (PSD), presidente da Escola do Legislativo, fez uma breve preleção na qual explicou aos alunos sobre como se compõe a Mesa Executiva da Casa. “O presidente da Câmara”, disse ele, “é responsável não só pelo encaminhamento das questões políticas, mas também pela administração da Câmara, que é gerida de forma análoga à uma empresa”. De acordo com Euler, o presidente pode ser substituído em caso de necessidade pelo 1º ou pelo 2º vice-presidente, e é assessorado pelo 1º e pelo 2º secretário. No momento, o cargo de 2º secretário da Câmara é ocupado pelo próprio Euler.

Os partidos dos estudantes já estavam definidos, portanto foram escolhidos os líderes de cada legenda. No caso do Partido Liberdade e Respeito e Dignidade (PLRD) foi escolhida Maria Eduarda Pasqualato Dugonski; no caso do Partido Vida e Saúde (PVS) foi escolhida Jhenifer Santos Teixeira; no caso do Partido Educação e Cultura (PEC) foi escolhida Isabela Cury Marques; no caso do Partido Esporte, Lazer e Integração da Comunidade Escolar (PELICE), foi escolhida Antonia Pinotti von Hartenthal; e no caso do Partido Segurança Pública e Combate à Violência (PSPCV) foi escolhido Pércio Henrique Correa

Os partidos formados pelos estudantes resolveram agrupar-se num bloco único liderado por Antonia Pinotti von Hartenthal. Em seguida foi realizada a escolha dos componentes da Mesa Executiva. Para a presidência foi escolhida Beatriz Gomes; para a 1ª vice-presidência, João Pedro Guimarães Lins; para a 2ª vice-presidência, Antonia Pinotti von Hartenthal; para o 1º secretariado, Maria Eduarda Spake; para o 2º secretariado, Isabela Cury Marques; para o 3º secretariado, Leilane Sanches Zamboni; e para o 4º secretariado, Alisson Felipe da Cruz.

Na próxima dinâmica, que será realizada no dia 10 de outubro, os estudantes poderão se distribuir entre 6 comissões permanentes. Professor Euler sugeriu a criação dos seguintes colegiados: Comissão de Constituição e Justiça (CCJ); Comissão de Educação, Cultura e Turismo; Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte; Comissão de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Metropolitano; e Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública. Por sugestão dos estudantes, será também criada uma Comissão de Urbanismo, Obras Públicas e Tecnologias da Informação. As atividades serão encerradas no dia 13 de novembro numa simulação de sessão plenária na qual serão avaliados projetos elaborados pelos próprios estudantes.