Parlamento Jovem 2024: vereadores mirins de Curitiba tomam posse nesta quarta

por Fernanda Foggiato | Revisão: Brunno Abati* — publicado 17/05/2024 12h20, última modificação 17/05/2024 17h32
Em 2024, o Parlamento Jovem, parceria da Câmara de Curitiba com o TRE-PR, empossa a sexta “legislatura” de vereadores mirins.
Parlamento Jovem 2024: vereadores mirins de Curitiba tomam posse nesta quarta

Propostas dos estudantes podem se tornar lei em Curitiba. Posse será na manhã desta quarta, durante a sessão plenária. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

** Matéria editada para corrigir a informação que os suplentes também serão empossados. Além disso, ao contrário do noticiado anteriormente, o Colégio Estadual Santa Gema não é cívico-militar.

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebe, na manhã da próxima quarta-feira (22), mais um grupo de vereadores mirins. A cerimônia de posse dos estudantes, eleitos por meio do Programa Parlamento Jovem, do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), será feita durante a sessão plenária. O ato simbólico contará com o compromisso legal e a assinatura dos termos de posse, assim como as solenidades que marcam o início das legislaturas da instituição.

Com foco na educação política, a parceria da Câmara de Curitiba com o TRE-PR chega à sexta edição. O novo grupo de vereadores mirins é formado por 20 alunos de Ensino Médio dos colégios estaduais Yvone Pimentel e Santa Gema. Os 9 suplentes assistirão ao ato simbólico, mas participarão de todo o processo de formação política.

No Parlamento Jovem, os alunos participam de eleições dentro de suas instituições de ensino. Coordenado pela Escola do Judiciário, do TRE-PR, o processo simula um processo eleitoral real, com direito à filiação em partidos fictícios, à campanha política e ao voto na urna eletrônica. Depois da diplomação, os eleitos são empossados pela Câmara de Curitiba.

Na sequência, a educação política é trabalhada pela Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel. Os estudantes aprendem, por exemplo, sobre o papel dos vereadores e como elaborar um projeto de lei, os quais são votados durante uma sessão plenária simulada no fim da “legislatura”. As sugestões podem, inclusive, sair do papel e se tornar lei em Curitiba, como em anos anteriores.

Jogo da Eleição fará parte do Parlamento Jovem 2024 em Curitiba

O pontapé do processo de formação política será na próxima quarta, logo após a cerimônia de posse. Os vereadores mirins de Curitiba participarão da dinâmica do Jogo da Eleição, aplicada por servidores da instituição com o Instituto Mais Cidadania. A brincadeira busca conscientizar os estudantes sobre a importância da ética na política e do combate à corrupção (saiba mais sobre a parceria).

Desde que a CMC aderiu ao Programa Parlamento Jovem, em novembro de 2017dois dos projetos fictícios já foram abraçados pelos vereadores e se tornaram leis de Curitiba. São as semanas de Combate ao Bullying e do Ambientalismo Consciente — respectivamente, as leis municipais 15.479/2019, que prevê ações no ambiente escolar, na semana do dia 7 de abril, e 15.480/2019, coincidindo com o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. 

 

*Matéria revisada pelo estudante de Letras Bruno Abati.                           Supervisão do estágio: Alex Gruba.