Parlamentares trocam experiências com italianos

por Assessoria Comunicação publicado 19/11/2012 18h35, última modificação 09/09/2021 10h16
Representantes da empresa PluService.net, líder em desenvolvimento de sistemas de gestão do transposte público na Itália, foram recebidos pelos vereadores, na Câmara de Curitiba, durante a sessão plenária desta segunda-feira (19). A vereadora Renata Buena (PPS) anunciou a presença dos especialistas em informação sobre mobilidade urbana, destacando a importância da troca de conhecimentos para o avanço da utilização da informação em benefício da população curitibana e turistas, principalmentel durante a realização da Copa do Mundo, em 2014. “Desde 1988, investem em pesquisa e desenvolvem tecnologias aplicadas ao transporte público, fornecendo serviços altamente qualificados dentro da realidade de cada cidade”, informou a vereadora.
O objetivo principal da visita, segundo o secretário-geral da empresa italiana, Diego DErmoggine, é difundir o conceito de cidades inteligentes (smart cities) a partir do desenvolvimento da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). “Curitiba tem todo o potencial para se transformar na primeira Smart City do Brasil”, disse, explicando que o primeiro passo é envolver o maior número de interessados e investir em pesquisa.
O conceito, explicou, poderia ser implantado a partir de um portal na internet, que agregaria, por exemplo, dados específicaos de mobilidade, infraestrutura, lazer, entre outros, para serem disponibilizados à população de maneira precisa, prática e eficiente. “Podemos organizar e filtrar dados já existentes sobre pontos turísticos, de lazer, culturais, restaurantes e oferecer à população todas as informações necessárias através desse portal, telefone ou em uma sede administrativa”. DErmoggine acredita que, se houver vontade política, é possível implantar o projeto de sistema integrado de mobilidade urbana na capital paranaense em até um ano.
Na tribuna da Casa, DErmoggine disse, ainda, que a missão da empresa é criar soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação com máxima rentabilidade, identificando a melhor estrutura organizacional capaz de garantir o uso adequado das ferramentas fornecidas por parceiros, de forma simples e confiável atendendo todas as necessidades da população. “Seria uma mudança cultural. Seja qual for a escolha da pessoa, ela poderia consultar esses dados, encontrando o melhor trajeto e opção para o que procura, sem perder tempo e correr risco de adquirir uma informação errada”, finalizou DErmoggine.
Além do secretário-geral da empresa PluService.net, também foram recebidos pelos vereadores o presidente da empresa italiana, Giorgio Fanesi, e o diretor Giovanni Dimopoli.