Parlamentares pedem módulo móvel e monitoramento na Eufrásio Correia

por Assessoria Comunicação publicado 13/11/2012 19h30, última modificação 09/09/2021 10h11
A Comissão de Segurança Pública e Defesa da Cidadania da Câmara reuniu-se, nesta terça-feira (13), com representantes da Polícia Civil, Guarda Municipal e prefeitura para encontrar uma solução para a segurança da Praça Eufrásio Correia, que fica em frente ao prédio do Legislativo Municipal. O presidente da Casa, vereador João do Suco (PSDB), anunciou que verificará a viabilidade legal da própria Câmara comprar equipamentos de monitoramento. “Vamos ver também com o município a possibilidade de melhorar a iluminação”, complementou.
Tico Kuzma (PSB), presidente da comissão, lembrou que o problema não é de agora. “Constantemente temos pedido intervenções na praça, mas, a partir do momento que a Guarda Municipal ou a Polícia Militar saem, volta o tráfico de drogas”, lembrou.
Para debater o assunto compareceram à reunião o delegado chefe do 1º Distrito Policial, responsável pela área central da cidade, Alex Danielewicz, o inspetor da Guarda Municipal, Sicarlos Pereira Sampaio, o assessor da Regional Matriz, Celso Sawaf, e a presidente do Conselho de Segurança da área central, Malu Gomes.  
Malu lembrou que a participação da sociedade é fundamental para que o problema seja resolvido. Segundo ela, a praça é um corredor para que estudantes cheguem ao shopping, e quando passam pela praça são facilmente abordados por traficantes.    Kuzma pediu ao delegado Danielewicz investigação para prender os principais traficantes que atuam na área.
Já o inspetor da GM lembrou que está previsto no orçamento do ano que vem a contratação de mais duzentos a trezentos guardas municipais, o que vai ajudar a incrementar a segurança nas praças. “Agora já vamos disponibilizar guardas para fazerem o monitoramento e fazer o possível para que fiquem constantemente”, ressaltou Sampaio. A instalação de um módulo móvel também será requerida pelos parlamentares. “Poderemos verificar a possibilidade de cada vereador destinar um valor em emenda para a instalação já no ano que vem destes módulos”, sugeriu a vereadora Julieta Reis (DEM).
Além de Kuzma e Julieta, participaram da reunião os vereadores Edson do Parolin (PSDB), Pedro Paulo (PT) e Algaci Tulio (PMDB).
Revitalização
Foi unânime entre os participantes a conclusão de que a revitalização da área será primordial para diminuir a circulação de usuários de drogas na praça. “A prefeitura tem grande responsabilidade de revitalizar o centro da cidade, em ruas como a Cruz Machado, a Saldanha Marinho e a Praça Eufrásio Correia”, disse o delegado Danielewicz. Ele citou como exemplo a Rua Riachuelo e a Praça Generoso Marques, que tiveram uma melhora significativa na segurança após o trabalho da prefeitura.