Ação com o Erasto leva atendimentos a servidoras e população

por Fernanda Foggiato, com a colaboração de Sophia Gama* — publicado 13/10/2022 17h35, última modificação 18/10/2022 11h16
Com a participação gratuita e aberta ao público externo, a atividade fez parte da campanha do Outubro Rosa.
Ação com o Erasto leva atendimentos a servidoras e população

Os atendimentos foram realizados no ônibus do programa Conscientizar+. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nesta quinta-feira (13), ação realizada na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), alusiva ao Outubro Rosa, atendeu mulheres na unidade móvel do Conscientizar+ (C+), programa do Hospital Erasto Gaertner (HEG). As participantes puderam realizar exames físicos gratuitos, com uma equipe especializada em oncologia, além de receber orientações sobre o autoexame da mama e os cuidados com o colo uterino.

Apesar de o foco da parceria com o Erasto ser o atendimento a servidoras, terceirizadas e vereadoras do Legislativo de Curitiba, a atividade foi aberta à  população em geral. O objetivo dos exames físicos foi identificar sinais e sintomas iniciais de câncer. Os casos em que os especialistas identificaram a necessidade de realizar uma avaliação mais aprofundada foram encaminhados para atendimento no HEG.

“Acho bem importante porque daí você já previne né, se tiver com alguma coisa, já previne a situação do câncer. Com certeza é muito importante a parceria da Câmara, muito mais fácil, então tem que aproveitar”, relatou Sandra Aparecida, que trabalha como vigilante, na CMC.

O programa Conscientizar+ foi lançado em 2019 e conta, desde o ano passado, com duas unidades móveis. Os ônibus são equipados com consultórios para os atendimentos itinerantes, elevador para a acessibilidade de pessoas com dificuldade de locomoção, sala de reunião e banheiro. Conforme balanço do HEG, a iniciativa já passou por 16 cidades do Paraná e de Santa Catarina, com mais de 3,8 mil pessoas atendidas.

Chefe da Divisão de Saúde Ocupacional da CMC, a servidora Liege da Fonseca Rocha ressalta a importância da parceria com o Erasto para levar “um trabalho diferenciado de diagnóstico” aos funcionários da Casa, em meio à campanha do Outubro Rosa. “É uma orientação dentro do ônibus, principalmente sobre a questão do câncer de mama”, explica. “Se [a pessoa] tiver alguma queixa, algo específico das mamas, as enfermeiras fazem toda a avaliação clínica, exames clínicos, para orientar e já encaminhar, caso necessário, para um tratamento, ou uma investigação mais profunda”, reforça. 

Segundo Liege, o movimento foi maior próximo ao horário de almoço. “Quem não tem queixa não é encaminhado internamente [para o Erasto]. Então, na média de 1 para 4 pessoas que procuravam, 1 era encaminhada”, conta. Apesar de gratuita e aberta ao público externo, a ação atraiu principalmente quem trabalha na Câmara. 

Outubro Rosa
Até o fim do mês, quem passar à noite pelo Palácio Rio Branco, sede da CMC, poderá registrar o prédio histórico iluminado em apoio à campanha do Outubro Rosa, que busca conscientizar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento começou em 1990, nos Estados Unidos, e hoje é mundial. Nos últimos anos, também passou a chamar a atenção para o câncer do colo do útero. 

Nas próximas semanas, a CMC promove outras ações alusivas ao Outubro Rosa, voltadas ao público interno. Haverá workshops, na próxima terça-feira (18), sobre autocuidado e amor próprio. A atividade terá dois grupos, às 9h30 e às 14h30, e será na Sala de Apoio da Saúde (antigo posto da Caixa Econômica, no Anexo 1).

Na próxima quinta (20), das 9h às 16h, também na Sala de Apoio da Saúde, parceria com uma clínica privada ofertará avaliações de pele com um aparelho não invasivo, chamado Derma Scan. No fim do mês, será feito um sorteio de brindes entre as funcionárias e as vereadoras que estiverem com os exames preventivos em dia.

*Notícia elaborada com o auxílio da estudante de Jornalismo Sophia Gama*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato
Revisão: Vanusa Paiva