Para vereador, Curitiba é referência ambiental
“A entrada em circulação dos primeiros ônibus movidos apenas a biocombustível, sem mistura com diesel, resgata o título de capital ecológica do País para Curitiba”, afirmou o vereador Mario Celso (PSB), ao registrar, na Câmara Municipal, a entrada em circulação dos veículos, nesta semana. “Aliada à uma política de criação de novos parques, de ampliação das ciclovias e de outras ações ambientais, Curitiba dá um exemplo para todo o Brasil de respeito com o meio ambiente e com o futuro dos seus cidadãos”, acrescentou.
Para o vereador, a intenção da prefeitura de, a partir dos resultados obtidos na Linha Verde com os primeiros veículos, estender o uso do biocombustível para toda a frota, vai representar um fato inédito na América Latina, que será tomado como exemplo por muitas outras cidades. “Ao adotar um combustível oriundo do meio agrícola e não poluente, a frota de transporte coletivo de Curitiba reduzirá a emissão de gás carbônico, tornando o ar que respiramos mais puro e contribuindo decisivamente para a redução do efeito estufa”, explicou Mario Celso.
O combustível usado nestes ônibus é feito à base de soja e, por não ter mistura com óleo diesel, é definido pelos técnicos como B 100. Anteriormente, Curitiba já havia testado misturas de 5% e 20% de combustível orgânico, os chamados B05 e B20, experiências que levaram ao projeto do B 100. A expectativa é que o programa permitirá uma redução de pelo menos 50% na emissão de poluentes. Só a emissão de dióxido de carbono será 30% menor e a de fumaça cai 70%.
O vereador destacou o fato da prefeitura, através da Urbs, ter superado a principal dificuldade para a implantação do projeto, que foi a criação de uma parceria envolvendo todos os setores relacionados com a operação, desde as empresas de transporte até produtores e distribuidores do combustível, passando por instituições científicas que aprimoraram os processos. “Foi uma vitória da administração Beto Richa, em mais um projeto que torna Curitiba uma referência internacional”, completou.
Para o vereador, a intenção da prefeitura de, a partir dos resultados obtidos na Linha Verde com os primeiros veículos, estender o uso do biocombustível para toda a frota, vai representar um fato inédito na América Latina, que será tomado como exemplo por muitas outras cidades. “Ao adotar um combustível oriundo do meio agrícola e não poluente, a frota de transporte coletivo de Curitiba reduzirá a emissão de gás carbônico, tornando o ar que respiramos mais puro e contribuindo decisivamente para a redução do efeito estufa”, explicou Mario Celso.
O combustível usado nestes ônibus é feito à base de soja e, por não ter mistura com óleo diesel, é definido pelos técnicos como B 100. Anteriormente, Curitiba já havia testado misturas de 5% e 20% de combustível orgânico, os chamados B05 e B20, experiências que levaram ao projeto do B 100. A expectativa é que o programa permitirá uma redução de pelo menos 50% na emissão de poluentes. Só a emissão de dióxido de carbono será 30% menor e a de fumaça cai 70%.
O vereador destacou o fato da prefeitura, através da Urbs, ter superado a principal dificuldade para a implantação do projeto, que foi a criação de uma parceria envolvendo todos os setores relacionados com a operação, desde as empresas de transporte até produtores e distribuidores do combustível, passando por instituições científicas que aprimoraram os processos. “Foi uma vitória da administração Beto Richa, em mais um projeto que torna Curitiba uma referência internacional”, completou.
Copa do Mundo
Os projetos ambientais de Curitiba estão sob o foco da FIFA, visando a Copa do Mundo 2014. Tanto que no 2° Fórum dos Arquitetos dos 12 estádios selecionados para o evento, o assunto foi tratado como referência. Durante o fórum, realizado em Salvador (BA), foi lançado o projeto Copa Verde, com planos ambientais para os estádios e seus entornos.
O vereador Mario Celso, presidente a Comissão da Copa do Mundo 2014 da Câmara Municipal de Curitiba, ressaltou que “Curitiba já tem uma boa imagem na questão ambiental e isto conta muito na avaliação da Fifa e da CBF”, completou.
Os projetos ambientais de Curitiba estão sob o foco da FIFA, visando a Copa do Mundo 2014. Tanto que no 2° Fórum dos Arquitetos dos 12 estádios selecionados para o evento, o assunto foi tratado como referência. Durante o fórum, realizado em Salvador (BA), foi lançado o projeto Copa Verde, com planos ambientais para os estádios e seus entornos.
O vereador Mario Celso, presidente a Comissão da Copa do Mundo 2014 da Câmara Municipal de Curitiba, ressaltou que “Curitiba já tem uma boa imagem na questão ambiental e isto conta muito na avaliação da Fifa e da CBF”, completou.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba