Para melhorar saúde do servidor, Câmara realiza Programa Viva Saudável
A Câmara Municipal de Curitiba, em parceria com a Prefeitura, promove dois dias de atividades voltadas à promoção da saúde do servidor. É o projeto Viva Saudável que acontece no Legislativo nos dias 23 e 24 de agosto, a partir das 8h, dedicado aos servidores efetivos, comissionados e terceirizados na Câmara. Serão ações integradas para promoção da saúde e para prevenções de doenças nos trabalhadores.
O objetivo é sensibilizar e incentivar os funcionários a realizar atividades e escolhas saudáveis, visando a qualidade de vida e o desenvolvimento pessoal. Para a coordenadora do programa de Saúde Ocupacional da Secretaria de Recursos Humanos, Marisa de Souza, é preciso acabar com a ideia de restrição alimentar, por exemplo, e focar em “mudanças de hábitos”, favorecendo escolhas mais saudáveis. “Em vez de tomar um refrigerante, escolher outra bebida”, sugeriu. “É uma questão de saúde, não de estética. É subir um lance de escada sem ficar ofegante”, acrescenta a gerente de Programas de Saúde do ICS, Majorie Capdeboscq.
O evento tem como base ação realizada na Câmara de Curitiba, no mês de abril, quando foram realizados exames de aferição de pressão arterial, glicemia capilar, índice de massa corpórea e medição da circunferência abdominal. Segundo a chefe do setor de Medicina e Saúde Ocupacional do Legislativo, Liege da Fonseca Rocha, o relatório com os resultados das verificações apontou um número grande de pessoas com obesidade e hipertensão. “Cruzando esses dados com os números de afastamentos do trabalho é que se decidiu por atividades com estas orientações”, explica.
Serão palestras sobre alimentação saudável e hortas em pequenos espaços. Também haverá, por meio do Programa Curitibativa, avaliação física do índice de massa corporal e a medicação da circunferência abdominal dos participantes para verificar o risco de doenças cardiovasculares. Será feita orientação individualizada para atividade física, como tipo de exercício, quantidade e periodicidade, de acordo com a disposição do servidor.
Já o Núcleo de Atenção à Saúde do ICS irá aplicar um formulário para recolhimento de informações sobre a saúde dos beneficiários. O evento irá envolver atividades das secretarias municipais de Recursos Humanos, a de Abastecimento, a de Esportes, assim como o Instituto Curitiba de Saúde (ICS) e Imap. Haverá ainda feirinha com produtos orgânicos e recolhimento de livros de literatura e também de esponjas usadas para doações.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba