Para líder, radares agora são educativos

por Assessoria Comunicação publicado 03/03/2006 17h20, última modificação 08/06/2021 08h46
Promessa feita na campanha política e cumprida pelo prefeito Beto Richa mostra que educar deve substituir o punir. A afirmação foi feita pelo líder do prefeito na Câmara Municipal de Curitiba, vereador Mario Celso (PSDB), ao analisar os crescentes índices de redução de multas aplicadas através de radares eletrônicos.
“Na campanha, o PSDB propôs sinalizar todos os radares, promessa cumprida pela administração, que deixa claro que o motorista curitibano respeita a lei quando é informado sobre seus deveres. Com a sinalização, reduziu-se a punição e as ruas continuam seguras”, explicou.
Mario Celso lembrou que hoje os 110 pontos de radares eletrônicos possuem sinalizadores, que alertam aos motoristas. “A resposta à sinalização dos radares foi a redução em quase 60% no número de infrações, comparando-se os meses de dezembro dos últimos dois anos”, ressaltou o vereador, lembrando que de 40 mil multas por mês, registrou-se no período apenas cerca de 15 mil.
Obras
O líder também destacou os ganhos que o motorista curitibano terá com os novos binários, que vão garantir fluidez no trânsito, e segurança para pedestres e motoristas, além de melhorar o transporte coletivo. As obras, avaliadas em R$ 34,6 milhões estão em licitação e devem ser iniciadas este ano. Os binários são os das avenidas Brasília, Santa Bernadethe e Mário Tourinho, e a ligação viária entre os terminais Hauer e Capão da Imbuia.
As obras fazem parte do Programa de Transporte Urbano, financiado pelo BID, que prevê investimentos de US$ 133 milhões em obras viárias e de transporte da cidade. O novo edital do eixo metropolitano, que também faz parte do programa, já foi enviado para o BID e será divulgado assim que for liberado pelo banco.