Para incentivar doação de sangue, CMC utiliza Palácio Rio Branco e redes sociais

por José Lázaro Jr. — publicado 14/06/2021 17h30, última modificação 14/06/2021 20h18
Iluminação cenográfica destaca campanha Junho Vermelho, reforçando a importância da doação de sangue, apesar das restrições impostas pela pandemia.
Para incentivar doação de sangue, CMC utiliza Palácio Rio Branco e redes sociais

Palácio Rio Branco iluminado para a campanha Junho Vermelho. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

 A partir desta segunda-feira (14), quem passar, à noite, pelo prédio histórico da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), verá o Palácio Rio Branco iluminado em alusão à campanha Junho Vermelho, de incentivo à doação de sangue na capital do Paraná. “Fazemos isto para alertar sobre a queda no número de doações registradas pelos hemocentros”, justificou o presidente da CMC, Tico Kuzma (Pros), durante a sessão plenária de hoje. Ele lembrou que a data foi incluída no calendário oficial da cidade por iniciativa do ex-vereador Bruno Pessuti, autor da lei municipal 15.188/2018.

> Confira as fotografias do Palácio Rio Branco iluminado para o Junho Vermelho.

Além da iluminação especial do Palácio Rio Branco, as redes sociais da Câmara Municipal de Curitiba também começam uma campanha de conscientização sobre o tema no dia de hoje. Uma das ações é lembrar os benefícios garantidos aos doadores de sangue na legislação vigente. Por exemplo, que graças à norma 9.818/2000 a pessoa que doa sangue fica isenta da taxa de inscrição em concursos públicos do Município e, pela lei estadual 19.293/2017, nos processos seletivos de todos os poderes do Paraná.

As redes sociais também destacam a vigência da “meia-entrada”, com desconto de 50% para eventos culturais e artísticos para quem estiver registrado como doador nos hemocentros (lei estadual 13.964/2002), e o direito a um dia de folga por ano tanto para trabalhadores com carteira assinada (CLT), quanto para servidores públicos municipais (lei municipal 14.112/2012). “Se você pode, ajude! Tem alguém precisando de você.⁣ Mas lembre-se que, por conta da pandemia, é necessário agendar com antecedência”, informa o Legislativo nas redes sociais.