Papel do HC merece destaque na Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 27/10/2005 19h05, última modificação 02/06/2021 10h39
O papel que o Hospital das Clínicas vem desempenhando em defesa da saúde dos curitibanos foi destacado, na Câmara Municipal de Curitiba, pelo líder do prefeito, Mario Celso Cunha (PSDB), que ressaltou a recente comemoração dos 44 anos de existência da instituição. “Naquelas salas de cirurgia, ambulatórios e apartamentos, milhares de vidas já foram salvas e outras milhares vieram a esse mundo, neste que é uma referência de saúde pública para o país”, destacou o vereador.
Referência internacional em áreas como as de transplante de medula óssea, hepático, renal e cardíaco, o HC, atualmente dirigido pelo médico Giovanni Loddo, foi fundado no dia 5 de agosto de 1961 com o objetivo de atender a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná. “Hoje, não atende apenas doentes de Curitiba, mas também pacientes do interior e de Estados como Santa Catarina, Mato Grosso e outros, que buscam um centro de excelência médica gratuita”, destacou o vereador.
Missão
Lembrou Mario Celso que, quando de sua inauguração, Curitiba tinha um quinto de sua população atual e o HC atendia apenas indigentes e casos necessários para o ensino na faculdade. Hoje, a instituição está inserida no Sistema Único de Saúde, por força de lei, e tem uma demanda muito superior à sua capacidade de recursos, leitos e profissionais. “Mesmo assim, cumpre uma missão fundamental na preservação da saúde não só da comunidade curitibana, mas além fronteiras”, enfatizou.
Ao longo de seus 44 anos, o HC supera dificuldades e coleciona premiações e reconhecimentos, acrescentou o vereador. Citou o fato do hospital ter sido um dos primeiros certificados pelos Ministérios da Saúde e Educação como hospital de ensino em 2004, primeiro apontado em 1995 como “Hospital Amigo da Criança”, concedido pela Unicef e Organização Mundial da Saúde, detentor do Programa de Excelência para Laboratórios e ganhador do Top of Marketing, dentre outras premiações nos últimos anos.