Palestras vão marcar Semana de Segurança

por Assessoria Comunicação publicado 12/06/2008 16h50, última modificação 21/06/2021 11h04
A 2ª Semana Municipal de Segurança e Saúde no Trabalho será marcada com palestras. Os trabalhos serão abertos às 14h de segunda-feira (16), no auditório do Hotel Paraná & Corporate Suites (Rua Lourenço Pinto, 456), e se estendem até o próximo dia 20, com encerramento sempre às 19h. O autor da iniciativa, vereador Custódio da Silva (PR), fará a abertura oficial.
As palestras começam às 15h30, com o tema “Globalização, acidentes e qualidade de vida no trabalho”, com os professores universitários Marlus Forigo e Airton Neubauer, e o coordenador do Dieese (Departamento Intersindical de Estudos Socioeconômicos), Cid Cordeiro. Em seguida, às 16h45, Mey Rose Rink, chefe do Centro Estadual da Fundacentro; Iara Freire e Evilásio Francisco Pinheiro, da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador de Curitiba, e Bruno Caruso Bilbao Adad, do Senai (Serviço Nacional da Indústria) vão falar de “Pesquisa, desenvolvimento e prevenção em saúde ocupacional”. Os debates iniciam às 18h.
Transporte
Na terça-feira (17), às 14h, “Segurança com moto-frete” será tema de Maria Helena Gusso Mattos, do Detran (Departamento de Trânsito), e Tito Peri, do Sindicato dos Profissionais Motociclistas. Logo em seguida, às 14h40, o técnico de segurança da Copel, Júlio César de Oliveira, vai falar de “Riscos em atividades urbanas de eletricidade”. Marion da Silva Sattes abordará a “Segurança do Trabalho nas obras da Linha Verde”. Os debates começam às 16h.
Para as 16h20, está marcada palestra com Rubens Penteado de Mello, diretor da Transtech Engenharia e Inspeção Ltda, sobre “Condições de segurança do transporte coletivo em Curitiba.” O engenheiro de segurança da Fundacentro, José Francisco Krawulski, e o técnico de segurança da Emater, José Antonio Albari, vão discorrer sobre “Agrotóxicos no cinturão verde de Curitiba – solução ou problema”. Os trabalhos do dia serão encerrados após debates marcados para as 18h.
Prevenção
“Programa de ergonomia dos Correios” é a primeira palestra de quarta-feira (18), às 14h, com o diretor e gerente de Recursos Humanos dos Correios, Areovaldo Alves de Figueiredo e Mario Vicente, respectivamente. Às 14h40, Gladir Antônio Basso, presidente da Federação dos Bancários do Paraná, vai falar de “Saúde ocupacional dos bancários”. Às 15h20, o tenente do 1º Grupamento do Corpo de Bombeiros, Ivan Ricardo Fernandes, vai analisar a “Regularização de edifícios à luz dos códigos e normas de prevenção de incêndio e pânico”.
“Teatro com Sílvio Espanto e o Show do Milho em Grão” será tema de Elias Arte Estrepolias. Geraldo Ranthun, presidente da Fetraconspar, e Adir de Souza, presidente do Sintespar, vão analisar a “Saúde dos trabalhadores da construção civil”. Os debates começam às 18h.
A coordenadora operacional do Hospital do Trabalhador, Fernanda Moura de Almeida Miranda, vai falar sobre “Hospital do Trabalhador: estatísticas dos infortúnios”, às 14h de quinta-feira (19). Luiz Antônio Teixeira, chefe do Centro de Saúde Ambiental, fará palestra sobre “SMS de Curitiba: fluxo de informações e tabulação de dados, às 14h40. Em seguida, às 15h20, os professores Júlio César da Silva, fisioterapeuta especialista em emergências, e Rosália Jacomel, enfermeira especialista em urgências, relatarão as “Terapias de recuperação física e reabilitação para o trabalho”.
Caminhada
Às 16h20 do mesmo dia (quinta-feira), o terapeuta naturalista, iridólogo e coordenador do projeto Razão de Viver Saudável, José Ailton Martins, falará de “Terapias para a manutenção da qualidade de vida do trabalhador”. A primeira parte dos debates será às 17h. Depois, às 17h30, a palestra será sobre “Inserção no mercado de trabalho de pessoas com deficiência”, com Mauro Nardini, presidente da Associação Paranaense de Reabilitação.
No último dia (sexta-feira), os trabalhos começam às 14h, com palestra da médica perita do INSS, Denise Maria Ehrenfried Nogueira, sobre “Nexo técnico epidemiológico e o fator acidentário previdenciário”. Às 15h, “Educação, sindicalismo, segurança e saúde do trabalhador” será tema do auditor fiscal do Trabalho, Sérgio Silveira de Barros, advogado Ivan Ribas e do representante da Universidade Federal do Paraná, Walter Cézar. Para as 16h, está marcada caminhada pela Rua XV de Novembro em homenagem às vítimas de acidentes de trabalho. Na Boca Maldita, será aberta exposição, às 16h30, sobre primeiros socorros. As atividades serão encerradas com a leitura da Carta da 2ª Sempat e um ato público pela segurança e saúde no trabalho.