Palestra evidencia atuação legislativa em consórcios

por Assessoria Comunicação publicado 16/10/2008 19h20, última modificação 22/06/2021 08h25
A atuação das câmaras municipais para permitir transparência na contratação de consórcios públicos foi evidenciada durante o XV Congresso de Servidores e Vereadores de Câmaras Municipais do Paraná, na tarde desta quinta-feira (16). No evento, que reúne legisladores de diversos municípios do Estado, no auditório do Anexo II na Câmara de Curitiba, também foi eleita a nova diretoria da Associação de Servidores de Câmaras Municipais do Paraná (Ascam-PR) para o biênio 2008/2010.
Concessões
Marcos Paulo Marques Araújo, consultor jurídico do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam) na área de saneamento, falou sobre as funções legislativa, fiscalizadora, administrativa e julgadora das câmaras na contratação dos consórcios públicos. Um processo para o qual servidores técnicos e vereadores deverão ficar atentos, considerando a necessidade de renovação das concessões de prestação de serviços públicos para 2010.
Araújo é autor do livro “Limpeza urbana à luz da Lei do Saneamento Básico”, que enfoca a regulação jurídica da disposição final do lixo. Em sua palestra, ofereceu noções gerais e específicas sobre os consórcios, dedicando espaço especial à transparência que os repasses de recursos precisam ter na contratação de serviços públicos.
Fez esclarecimentos quanto à formatação dos contratos, alertando para os aspectos jurídicos fundamentais na redefinição dos novos modelos. De acordo com a modificação na legislação vigente, as prefeituras terão que apresentar até 2010 planos para a captação dos resíduos sólidos e abrasivos, sem os quais não estarão aptas a receber os repasses da área de saneamento.
Para a servidora e associada à Ascam-PR, Lúcia Xavier Simões, “o tema é polêmico porque envolve a saúde pública, com implicações sobre o fornecimento de água tratada, e que exigirá maior capacitação de servidores técnicos de todas os legislativos.”
Nova diretoria
Ainda na tarde desta quinta, foi eleita por aclamação e empossada a nova diretoria que responderá pela Ascam no biênio 2008/2010. Formada por servidores de diversas localidades paranaenses, assumiu a presidência a servidora da capital, Véritas da Silva Malcewski. Na primeira vice ficou Juarez Rodrigues, de Nova Esperança. Ainda são de Curitiba os titulares dos departamentos de secretaria e tesouraria, Lúcia Xavier Simões e Magali Terezinha Antunes, respectivamente, e de estudos legislativos, Sidney Haruo Ishibaro.
Relindo Schlegel, que preside a Associação Brasileira de Servidores de Câmaras Municipais (Abrascam), ficará responsável pelo conselho fiscal da entidade. Em sua avaliação, a realização do XV Congresso é “muito importante, considerando o momento de discussões, pelo Congresso Nacional, da PEC dos Vereadores e de outros assuntos relacionados ao fortalecimento dos legislativos.”
Schlegel mostrou sua preocupação com a redução dos orçamentos legislativos, que, na sua opinião, “dependem mais de uma gestão responsável do que apenas da redução de valores.” Referiu-se também à decisão do Ministério do Trabalho de instituir contribuição sindical para servidores públicos. Até a realização do XVI Congresso da categoria, no ano que vem, em Maringá, este e outros assuntos deverão ser abordados em todas as câmaras municipais do Estado.