Iluminação do Palácio Rio Branco apoiou 26 campanhas pela saúde em 2023
Iluminação cênica do prédio histórico em 2023 reforçou campanhas de saúde e conscientização. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Em 2023, 46 temas inspiraram a iluminação do Palácio Rio Branco, prédio histórico que é um dos pontos turísticos da capital do Paraná e a sede da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). A maioria dos assuntos destacados pela iluminação cênica da CMC foram dedicados à saúde pública: no ano, 26 campanhas de conscientização trataram de pautas relevantes para a saúde dos cidadãos (56%). Das doenças raras à prevenção do câncer, o objetivo é chamar a atenção dos curitibanos para o autocuidado.
Em novembro, a Câmara de Curitiba decidiu iluminar seu prédio histórico nas cores da bandeira brasileira em homenagem ao Dia do Rei Pelé, instituído pela lei 16.217/2023 e celebrado em 19 de novembro - data em que o jogador marcou seu milésimo gol, no ano de 1969. A iluminação cênica do edifício, além de valorizar o turismo local, tem servido para o Legislativo da capital do Paraná se posicionar diante de temas de interesse público.
Iluminação especial para temas dedicados à conscientização sobre a saúde
A maior campanha nacional voltada à saúde mental dos brasileiros, o Janeiro Branco, iluminou o Palácio no primeiro mês de 2023. Em fevereiro, a CMC chamou a atenção para a conscientização sobre o Dia Mundial das Doenças Raras, ao ser iluminado nas cores azul, verde, rosa e lilás; para a prevenção e combate à leucemia, na cor laranja; e, ainda, para o movimento Fevereiro Roxo, de conscientização sobre o lúpus, a fibromialgia e o Mal de Alzheimer.
Em março, a sede do Legislativo apareceu de azul e vermelho em alusão ao Dia Mundial do Rim. E, ainda, com as cores azul-marinho e lilás, para dar um recado à população sobre a importância da prevenção e do combate ao câncer de colo de útero e ao câncer colorretal. Também voltou a ser iluminada de roxo ao aderir, pela primeira vez, ao Purple Day, campanha de origem canadense que visa informar a população sobre a epilepsia, com o objetivo de quebrar preconceitos.
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi celebrado pela CMC em abril, ao iluminar o Palácio Rio Branco na cor azul. O mês ainda teve como destaque o Dia Mundial da Saúde, data criada para alertar a população sobre a importância da prevenção e do cuidado com a saúde, além do Dia Mundial da Hemofilia. A campanha de prevenção de acidentes de trabalho, Abril Verde, que destaca a importância para com a saúde o bem-estar dos trabalhadores, também foi apoiada pelo Legislativo.
Já no mês de maio, o prédio histórico tornou-se ponto focal de outras campanhas para despertar a consciência da população. Quem passou por aqui pôde conferir a edificação iluminada nas cores verde, laranja e amarelo, em alusão a campanhas da doença celíaca e da esquizofrenia, de combate à exploração e ao abuso infantil e de paz no trânsito. O destaque foi o apoio da Câmara à campanha Maio Laranja, que mobiliza entes governamentais, organizações da sociedade civil e empresas para combater a violência contra crianças e adolescentes.
Em junho, houve apoio às ações de conscientização sobre ceratocone, ao incentivo à doação de sangue e ao engajamento da CMC no mês de prevenção ao consumo de drogas. Durante o mês de julho, o Palácio Rio Branco recebeu duas iluminações cênicas, em apoio a campanhas na área da saúde. Entre os dias 16 e 22, o prédio histórico adotou a cor azul para alertar ao Dia Mundial de Conscientização da Síndrome do X Frágil, condição genética que pode afetar o desenvolvimento intelectual, o comportamento e provocar atrasos na fala. Além da campanha voltada à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço, o Julho Verde.
No mês de agosto, as luzes do Palácio Rio Branco ganharam destaque ao se unirem ao movimento do Agosto Lilás, uma iniciativa de conscientização pelo fim da violência doméstica e familiar. Já no início do mês de setembro, as luzes do Palácio Rio Branco ganharam destaque ao se unirem ao movimento Setembro Roxo, período dedicado a aumentar a conscientização sobre a fibrose cística, uma condição genética crônica que afeta muitas vidas. A iluminação na cor verde fechou o mês de setembro, como uma ação em apoio à campanha nacional de incentivo à doação de órgãos.
Durante as noites do mês de outubro, o Palácio Rio Branco manteve a fachada iluminada em apoio a duas importantes causas: o Outubro Rosa, que marca o Dia Internacional de Conscientização sobre a Espinha Bífida e Mielomeningocele; e, com a cor azul, destacando a importância da prevenção à diabetes. Ainda em novembro, a CMC também acolheu a campanha de conscientização conhecida como Novembro Vermelho. Instituída pela lei estadual 19.868/2019, que tem como objetivo orientar e alertar para a prevenção e combate ao câncer de boca.
Em dezembro, a CMC também apoiou a campanha Dezembro Laranja, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre os riscos do câncer de pele. O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que é celebrado no 3 de dezembro, também ganhou iluminação cênica.
Celebrações também ganharam iluminação especial na CMC
Outros temas também ganharam espaço na iluminação cênica, como o Dia Internacional contra a Homofobia, a Solenidade de Coroação do Rei Charles III, o Dia da Defensoria Pública e os 115 anos da chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao Brasil, as celebrações de independência da Costa Rica e da Finlândia, a Copa do Mundo Feminina de Futebol e os aniversários da CMC e de Curitiba.
Iluminação temática
Construído entre 1891 e 1895, o Palácio Rio Branco abriga a CMC desde 1963. O prédio, inicialmente chamado de Palácio do Congresso, antes sediava a Assembleia Legislativa. Pelo valor histórico e cultural, foi tombado pelo patrimônio estadual em 1978 (saiba mais).
Desde 2019, a iluminação externa do Palácio Rio Branco pode ser alterada para simbolizar o apoio a datas comemorativas, campanhas de conscientização e outros temas de interesse público. Os destaques, do primeiro semestre deste ano, foram as iniciativas na área da saúde pública.
O pedido para alterar a cor da fachada do prédio histórico precisa ser feito por um vereador, diretamente à Diretoria de Comunicação Social, setor a quem compete organizar o calendário anual da iluminação cênica. A solicitação deve ser feita por meio do sistema de chamados.
No caso das entidades da sociedade civil, elas podem apresentar a causa aos gabinetes parlamentares, que podem abraçá-la e encaminhar a proposta à Diretoria de Comunicação. Se incluída no calendário anual, cada iluminação é agendada por no máximo uma semana.
*Notícia elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba