Palácio Rio Branco brilhou pela saúde no primeiro semestre de 2023

por Mauricio Geronasso*, especial para a CMC | Revisão: Brunno Abati* — publicado 10/07/2023 13h40, última modificação 28/07/2023 11h48
Prédio histórico da Câmara de Curitiba foi iluminado para destacar 25 temas diferentes.
Palácio Rio Branco brilhou pela saúde no primeiro semestre de 2023

Iluminação cênica do prédio histórico reforçam campanhas de conscientização. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

De janeiro a junho deste ano, 25 temas inspiraram a iluminação do Palácio Rio Branco, sede da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). A maioria deles foram dedicados à saúde pública: foram 16 campanhas de conscientização que iluminaram o prédio histórico no primeiro semestre, revestindo as paredes com tonalidades diferentes para destacar pautas relevantes para a saúde dos cidadãos.

A maior campanha nacional voltada à saúde mental dos brasileiros, o Janeiro Branco, iluminou o Palácio no primeiro mês de 2023. O tema deste ano foi “A Vida Pede Equilíbrio”, alertando para as doenças decorrentes do estresse, como depressão, ansiedade e pânico. Em fevereiro, a CMC chamou a atenção para a conscientização sobre o Dia Mundial das Doenças Raras, ao ser iluminado nas cores azul, verde, rosa e lilás; para a prevenção e combate à leucemia, na cor laranja; e, ainda, para o movimento Fevereiro Roxo, de conscientização sobre o lúpus, a fibromialgia e o Mal de Alzheimer.

Em março, a sede do Legislativo se vestiu de azul e de vermelho em alusão ao Dia Mundial do Rim. E, ainda, com as cores azul-marinho e lilás, para dar um recado à população sobre a importância da prevenção e do combate ao câncer de colo de útero e ao câncer colorretal. Também voltou a ser iluminada de roxo ao aderir, pela primeira vez, ao Purple Day, campanha de origem canadense que visa informar a população sobre a epilepsia, com o objetivo de quebrar preconceitos.

O Dia Internacional da Mulher também foi o destaque da iluminação cênica em março. O prédio histórico, ainda, terminou o mês iluminado com as cores verde, vermelho e branco, em comemoração aos 330 anos da fundação da Câmara Municipal e do aniversário da capital. A homenagem foi uma iniciativa da presidência do Legislativo, com duração de quatro dias.

Segundo trimestre

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi celebrado pela CMC em abril, ao iluminar o Palácio Rio Branco na cor azul. A iniciativa teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância da inclusão das pessoas com autismo na sociedade. O mês ainda teve como destaque o Dia Mundial da Saúde, data criada para alertar a população sobre a importância da prevenção e do cuidado com a saúde, além do Dia Mundial da Hemofilia. A campanha de prevenção de acidentes de trabalho, Abril Verde, que é extremamente importante para a saúde e para o bem-estar dos trabalhadores, também foi apoiada pelo Legislativo.

Já no mês de maio, o prédio histórico tornou-se ponto focal de outras campanhas para despertar a consciência da população. Quem passou por aqui pôde conferir a edificação iluminada nas cores verde, laranja e amarelo, em alusão a campanhas da doença celíaca e da esquizofrenia, de combate à exploração e ao abuso infantil e de paz no trânsito. O destaque foi o apoio da Câmara à campanha Maio Laranja, que mobiliza entes governamentais, organizações da sociedade civil e empresas para combater a violência contra crianças e adolescentes.

No final do semestre, em junho, houve apoio às
ações de conscientização sobre ceratocone, ao incentivo à doação de sangue e ao engajamento da CMC no mês de prevenção ao consumo de drogas. Outros temas também ganharam espaço na iluminação cênica, como o Dia Internacional contra a Homofobia, a Solenidade de Coroação do Rei Charles III, o Dia da Defensoria Pública e os 115 anos da chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao Brasil no dia 18 de junho de 1908.

Iluminação temática

Construído entre 1891 e 1895 – obra confiada ao engenheiro Ernesto Guaita –, o Palácio Rio Branco abriga a CMC desde 1963. O prédio, inicialmente chamado de Palácio do Congresso, antes sediava a Assembleia Legislativa. Pelo valor histórico e cultural, foi tombado pelo patrimônio estadual em 1978. A Câmara adotou a iluminação cênica no fim do ano de 2019, quando estreou o serviço com o Natal Encantado. Desde então, a iluminação externa da edificação tem sido alterada para simbolizar apoio a datas comemorativas, campanhas de conscientização e outros temas de interesse público.

O pedido para alterar a cor da fachada do prédio histórico precisa ser feito por um vereador, diretamente à Diretoria de Comunicação Social, setor a quem compete organizar o calendário anual da iluminação cênica. A solicitação deve ser feita por meio do
Sistema de Chamados. No caso das entidades da sociedade civil, elas podem apresentar a causa aos gabinetes parlamentares, que podem abraçá-la e encaminhar a proposta à Diretoria de Comunicação. Se incluída no calendário anual, cada iluminação é agendada por, no máximo, uma semana.
 

*Notícia elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Edição: Pedritta Marihá Garcia

*Notícia revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba