Palácio Rio Branco brilhou pela saúde no primeiro semestre de 2023
Iluminação cênica do prédio histórico reforçam campanhas de conscientização. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
De janeiro a junho deste ano, 25 temas inspiraram a iluminação do Palácio Rio Branco, sede da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). A maioria deles foram dedicados à saúde pública: foram 16 campanhas de conscientização que iluminaram o prédio histórico no primeiro semestre, revestindo as paredes com tonalidades diferentes para destacar pautas relevantes para a saúde dos cidadãos.
A maior campanha nacional voltada à saúde mental dos brasileiros, o Janeiro Branco, iluminou o Palácio no primeiro mês de 2023. O tema deste ano foi “A Vida Pede Equilíbrio”, alertando para as doenças decorrentes do estresse, como depressão, ansiedade e pânico. Em fevereiro, a CMC chamou a atenção para a conscientização sobre o Dia Mundial das Doenças Raras, ao ser iluminado nas cores azul, verde, rosa e lilás; para a prevenção e combate à leucemia, na cor laranja; e, ainda, para o movimento Fevereiro Roxo, de conscientização sobre o lúpus, a fibromialgia e o Mal de Alzheimer.
Em março, a sede do Legislativo se vestiu de azul e de vermelho em alusão ao Dia Mundial do Rim. E, ainda, com as cores azul-marinho e lilás, para dar um recado à população sobre a importância da prevenção e do combate ao câncer de colo de útero e ao câncer colorretal. Também voltou a ser iluminada de roxo ao aderir, pela primeira vez, ao Purple Day, campanha de origem canadense que visa informar a população sobre a epilepsia, com o objetivo de quebrar preconceitos.
O Dia Internacional da Mulher também foi o destaque da iluminação cênica em março. O prédio histórico, ainda, terminou o mês iluminado com as cores verde, vermelho e branco, em comemoração aos 330 anos da fundação da Câmara Municipal e do aniversário da capital. A homenagem foi uma iniciativa da presidência do Legislativo, com duração de quatro dias.
Segundo trimestre
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi celebrado pela CMC em abril, ao iluminar o Palácio Rio Branco na cor azul. A iniciativa teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância da inclusão das pessoas com autismo na sociedade. O mês ainda teve como destaque o Dia Mundial da Saúde, data criada para alertar a população sobre a importância da prevenção e do cuidado com a saúde, além do Dia Mundial da Hemofilia. A campanha de prevenção de acidentes de trabalho, Abril Verde, que é extremamente importante para a saúde e para o bem-estar dos trabalhadores, também foi apoiada pelo Legislativo.
Já no mês de maio, o prédio histórico tornou-se ponto focal de outras campanhas para despertar a consciência da população. Quem passou por aqui pôde conferir a edificação iluminada nas cores verde, laranja e amarelo, em alusão a campanhas da doença celíaca e da esquizofrenia, de combate à exploração e ao abuso infantil e de paz no trânsito. O destaque foi o apoio da Câmara à campanha Maio Laranja, que mobiliza entes governamentais, organizações da sociedade civil e empresas para combater a violência contra crianças e adolescentes.
No final do semestre, em junho, houve apoio às ações de conscientização sobre ceratocone, ao incentivo à doação de sangue e ao engajamento da CMC no mês de prevenção ao consumo de drogas. Outros temas também ganharam espaço na iluminação cênica, como o Dia Internacional contra a Homofobia, a Solenidade de Coroação do Rei Charles III, o Dia da Defensoria Pública e os 115 anos da chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao Brasil no dia 18 de junho de 1908.
Iluminação temática
Construído entre 1891 e 1895 – obra confiada ao engenheiro Ernesto Guaita –, o Palácio Rio Branco abriga a CMC desde 1963. O prédio, inicialmente chamado de Palácio do Congresso, antes sediava a Assembleia Legislativa. Pelo valor histórico e cultural, foi tombado pelo patrimônio estadual em 1978. A Câmara adotou a iluminação cênica no fim do ano de 2019, quando estreou o serviço com o Natal Encantado. Desde então, a iluminação externa da edificação tem sido alterada para simbolizar apoio a datas comemorativas, campanhas de conscientização e outros temas de interesse público.
O pedido para alterar a cor da fachada do prédio histórico precisa ser feito por um vereador, diretamente à Diretoria de Comunicação Social, setor a quem compete organizar o calendário anual da iluminação cênica. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema de Chamados. No caso das entidades da sociedade civil, elas podem apresentar a causa aos gabinetes parlamentares, que podem abraçá-la e encaminhar a proposta à Diretoria de Comunicação. Se incluída no calendário anual, cada iluminação é agendada por, no máximo, uma semana.
*Notícia elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Edição: Pedritta Marihá Garcia
*Notícia revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba