Paixão é o mais novo cidadão honorário de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 14/05/2012 15h40, última modificação 02/09/2021 08h06
O artista plástico e chargista Ademir Vigilato da Paixão é o mais novo cidadão honorário de Curitiba. A solenidade de entrega do título, presidida pelo primeiro-secretário, vereador Celso Torquarto (PSD), foi na noite da última sexta-feira (14), no plenário da Câmara Municipal. O autor da homenagem, vereador Caíque Ferrante (PRP), destacou a importância do cartunista para a cultura paranaense.
“Essa pessoa simples no trato, parceiro dos companheiros de trabalho e amigão dos amigos é uma grande figura”, disse o parlamentar. Caíque Ferrante descreveu o trabalho de Paixão. “O primeiro movimento é rápido. Delimita a área da ilustração e define os tons, a expressão e o sentimento que vai dentro do artista gráfico, mas, se não houver o riso ou a graça, o trabalho já perdeu metade de sua premissa. Mas isso não acontece com Paixão”, disse, lembrando que o cartunista nasceu em Japira, no Norte do estado, e aos cinco anos já demonstrava habilidades nas artes plásticas. Em 1975, veio para Curitiba e foi um dos pioneiros a trabalhar como retratista. Estudou no museu Alfredo Andersen e, em 87, começou a atuar no jornal Gazeta do Povo como chargista, onde até hoje permanece, completando 25 anos de humor.
Paixão realizou trabalhos sociais para Hospital Pequeno Príncipe e Instituto Pelé. O Hospital de Clínicas da UFPR, a Associação de Apoio à Criança com Neoplasia, o Lar Bom Caminho e o Soka Gakkai também foram instituições beneficiadas.
Entre os prêmios recebidos estão o de cidadão emérito de Japira, o prêmio Cultura e Divulgação da Câmara de Curitiba, por duas vezes, além de prêmios concedidos pelo Hospital de Clínicas, Secretaria de Estado da Educação e Rotary Club de Curitiba.
Emoção
“É emocionante ser cidadão honorário de uma cidade que se ama”, afirmou Paixão. Ele agradeceu aos parlamentares o título e disse que gostaria de compartilhar sua felicidade com a família. Falou do seu amor por Curitiba, pela qual se apaixonou “no instante em que aqui chegou”. Finalizou destacando algumas pessoas que fizeram a diferença em sua vida por acreditarem em seu trabalho e presenteou os convidados com a apresentação de dezenas de charges feitas ao longo da carreira. Para Paixão, o reconhecimento é um estímulo.
Prestigiaram a cerimônia o secretário municipal extraordinário de Relações Institucionais, Jorge Luiz de Paula Martins; o vice-presidente da Associação Comercial do Paraná, Camilo Turmina; o jornalista Luiz Alfredo Malucelli; o diretor do Lar Bom Caminho, Julio Gomel, além de vereadores.