País pode ter novo órgão em defesa do torcedor

por Assessoria Comunicação publicado 12/05/2009 16h15, última modificação 24/06/2021 07h23
A aprovação da proposta de criação da Secretaria Nacional de Futebol e da Defesa dos Direitos do Torcedor no organograma do Ministério do Esporte, na Comissão de Turismo e Desporto da Câmara Federal, foi destacada pelo vereador Mario Celso (PSB), para quem “o país precisa aproveitar a proximidade da realização da Copa do Mundo em nossos estádios para regulamentar, de vez, a atividade esportiva, não apenas do ângulo dos clubes e atletas, mas também do torcedor.
O novo órgão teria como principais competências, de acordo com o projeto, planejar, desenvolver, acompanhar e monitorar as atividades no âmbito do futebol e apoiar ações ligadas a eventos de grande porte. “O esporte representa muito mais do que a paixão, pois tem repercussões profundas na área econômica e social, gerando empregos, promovendo o desenvolvimento e falta ao país um conjunto de leis que organizem as competições dentro de um ponto de vista profissional.”
Segundo o vereador, a nova secretaria será de fundamental importância para a realização da Copa do Mundo de Futebol de 2014 e, como  reflexo, para o fortalecimento da candidatura do Brasil à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. Mario Celso preside a comissão responsável pela articulação de Curitiba como uma das subsedes da Copa, que acontecerá em 12 cidades e cuja definição deve ser conhecida no final do mês.
O vereador acha ainda que o novo segmento do Ministério dos Esportes teria como objetivo estimular parcerias entre o setor  público e entidades privadas para favorecer a implantação de uma estrutura esportiva moderna, capaz de sediar competições internacionais. A proposta tramita de forma conclusiva pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público e de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara Federal.